/

Sinais de rádio de estrelas distantes sugerem a presença de planetas ocultos

Cientistas descobriram estrelas a lançar ondas de rádio de forma inesperada, o que possivelmente indica a existência de planetas ocultos.

A equipa de investigadores tem procurado planetas através da rede de radiotelescópios mais poderosa do mundo, chamada Low-Frequency Array (LOFAR) e situada nos Países Baixos.

“Descobrimos sinais de 19 anãs vermelhas distantes, quatro das quais podem ser mais bem explicadas pela existência de planetas que as orbitam”, disse, em comunicado publicado no site EurekAlert!, Benjamin Pope, cientista da Universidade de Queensland.

“Há muito que sabemos que os planetas do nosso próprio Sistema Solar emitem ondas de rádio poderosas à medida que os seus campos magnéticos interagem com o vento solar, mas os sinais de rádio de planetas fora dele ainda não tinham sido captados.”

“Esta descoberta é um passo importante para a radioastronomia e pode levar à descoberta de planetas por toda a galáxia“, acrescentou o investigador, um dos autores do estudo publicado, esta segunda-feira, na revista científica Nature Astronomy.

A equipa focou-se nas anãs vermelhas porque são muito mais pequenas do que o Sol e também conhecidas por ter uma atividade magnética intensa que impulsiona chamas estelares e emissões de rádio. Mas algumas estrelas velhas e magneticamente inativas também apareceram, desafiando a compreensão convencional.

Joseph Callingham, da Universidade de Leiden e principal autor da pesquisa, explicou que a equipa está confiante de que esses sinais vêm da conexão magnética das estrelas e planetas em órbita invisíveis, algo semelhante à interação entre Júpiter e a sua lua Io.

“A nossa própria Terra tem auroras, comummente reconhecidas como luzes do norte e do sul, que também emitem ondas de rádio poderosas – isto deve-se à interação do campo magnético do planeta com o vento solar”, explicou.

“No caso das auroras de Júpiter, estas são muito mais fortes uma vez que a sua lua vulcânica Io está a lançar material para o Espaço, preenchendo o ambiente de Júpiter com partículas que impulsionam auroras excecionalmente poderosas.”

“O nosso modelo para a emissão de rádio das nossas estrelas é uma versão ampliada de Júpiter e Io, com um planeta envolto no campo magnético de uma estrela, alimentando material em vastas correntes que de forma semelhante alimentam auroras brilhantes”, continua.

Agora, a equipa quer confirmar se os planetas propostos existem mesmo.

“Não podemos ter 100% de certezas de que as quatro estrelas que pensamos terem planetas são de facto hospedeiras de planetas, mas podemos dizer que a interação planeta-estrela é a melhor explicação para o que estamos a ver”, disse ainda Pope.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.