Sinais de rádio de estrelas distantes sugerem a presença de planetas ocultos

Cientistas descobriram estrelas a lançar ondas de rádio de forma inesperada, o que possivelmente indica a existência de planetas ocultos.

A equipa de investigadores tem procurado planetas através da rede de radiotelescópios mais poderosa do mundo, chamada Low-Frequency Array (LOFAR) e situada nos Países Baixos.

“Descobrimos sinais de 19 anãs vermelhas distantes, quatro das quais podem ser mais bem explicadas pela existência de planetas que as orbitam”, disse, em comunicado publicado no site EurekAlert!, Benjamin Pope, cientista da Universidade de Queensland.



“Há muito que sabemos que os planetas do nosso próprio Sistema Solar emitem ondas de rádio poderosas à medida que os seus campos magnéticos interagem com o vento solar, mas os sinais de rádio de planetas fora dele ainda não tinham sido captados.”

“Esta descoberta é um passo importante para a radioastronomia e pode levar à descoberta de planetas por toda a galáxia“, acrescentou o investigador, um dos autores do estudo publicado, esta segunda-feira, na revista científica Nature Astronomy.

A equipa focou-se nas anãs vermelhas porque são muito mais pequenas do que o Sol e também conhecidas por ter uma atividade magnética intensa que impulsiona chamas estelares e emissões de rádio. Mas algumas estrelas velhas e magneticamente inativas também apareceram, desafiando a compreensão convencional.

Joseph Callingham, da Universidade de Leiden e principal autor da pesquisa, explicou que a equipa está confiante de que esses sinais vêm da conexão magnética das estrelas e planetas em órbita invisíveis, algo semelhante à interação entre Júpiter e a sua lua Io.

“A nossa própria Terra tem auroras, comummente reconhecidas como luzes do norte e do sul, que também emitem ondas de rádio poderosas – isto deve-se à interação do campo magnético do planeta com o vento solar”, explicou.

“No caso das auroras de Júpiter, estas são muito mais fortes uma vez que a sua lua vulcânica Io está a lançar material para o Espaço, preenchendo o ambiente de Júpiter com partículas que impulsionam auroras excecionalmente poderosas.”

“O nosso modelo para a emissão de rádio das nossas estrelas é uma versão ampliada de Júpiter e Io, com um planeta envolto no campo magnético de uma estrela, alimentando material em vastas correntes que de forma semelhante alimentam auroras brilhantes”, continua.

Agora, a equipa quer confirmar se os planetas propostos existem mesmo.

“Não podemos ter 100% de certezas de que as quatro estrelas que pensamos terem planetas são de facto hospedeiras de planetas, mas podemos dizer que a interação planeta-estrela é a melhor explicação para o que estamos a ver”, disse ainda Pope.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …