/

Eis o que aconteceria se um asteróide caísse na sua cidade

ZAP

Simulação da queda de um asteroide em Lisboa.

Uma ferramenta online permite-lhe calcular como seria a queda de um asteroide num local à sua escolha. Veja o caos que geraria em Lisboa.

Os impactos de asteroides ocupam o primeiro lugar na lista da ONU de calamidades que podem acabar com as espécies.

Eles foram tema de inúmeros filmes e livros, alguns dos quais são representações precisas do que aconteceria, e outros não.

Agora, se já se interessou em ver o que aconteceria se diferentes tamanhos de asteroides impactassem diferentes áreas do globo, a internet tem uma ferramenta para si.

Chamada de Asteroid Launcher, a ferramenta permite que você controle três aspetos diferentes do seu asteroide – o tamanho, a velocidade e o ângulo em que ele cai na Terra.

Também permite que selecione quando ele cai. Quando entra no site, é deixado em Manhattan. A partir daí, pode mover-se para qualquer área do mundo que desejar e clicar no botão “Launch Asteroid” quando tiver escolhido o local, tamanho, velocidade e ângulo apropriados.

Por curiosidade mórbida, decidimos ver o que aconteceria se um asteroide caísse em plena Lisboa, com as configurações padrão. O resultado seria aterrorizador: quase 200 mil pessoas morreriam dentro da área da cratera, que teria mais de 500 metros de profundidade.

O asteroide bateria a uma velocidade de 60.640 km/h. O resultado seria uma bola de fogo com cerca de 13 quilómetros de largura, que mataria mais de 1,7 milhões de pessoas. Quase 20 mil pessoas ficariam com queimaduras de terceiro grau e outras cerca de 51 mil pessoas ficariam com queimaduras de segundo grau.

A onde de devastação não ficaria por aqui. A onda de choque de 241 decibéis mataria mais 514 mil pessoas, com casas entre 120 quilómetros de distância a desabarem. Pessoas a menos de 40 quilómetros do epicentro ficariam com danos pulmonares e, a menos de 50 quilómetros, ficariam totalmente surdas.

Além disso, o impacto do asteroide geraria ventos de 13.775 km/h que matariam, sensivelmente, mais 200 mil pessoas. Por fim, um terramoto seguir-se-ia, matando outras 3 mil pessoas.

A fatura do impacto deste asteroide seria brutal: um total de 2.700.677 mortes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.