Simpatizantes vão pela primeira vez votar nas eleições diretas para secretário-geral do PS

Manuel De Almeida / Lusa

Cerca de 500 simpatizantes socialistas vão poder votar nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, marcadas para 15 e 16 de maio.

Cerca de 500 simpatizantes socialistas vão poder votar, pela primeira vez, nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, marcadas para 15 e 16 de maio, duas semanas antes do Congresso Nacional do partido.

Os regulamentos das eleições diretas para o cargo de secretário-geral e da eleição de delegados para o do XXIII Congresso Nacional do PS foram aprovados por unanimidade na última Comissão Nacional do PS, no sábado, no Porto. A possibilidade de os simpatizantes terem direito de voto na eleição do líder do partido foi aberta há dois anos, na sequência de uma alteração estatutária que consagrou a existência de um Registo Nacional de Simpatizantes do PS.

Em declarações à Lusa, o secretário nacional do PS para a Organização, Hugo Pires, estimou em cerca de 500 o número de simpatizantes que se encontra em condições de votar nas eleições diretas de maio. A este número de simpatizantes acresce, naturalmente, o universo de militantes deste partido com capacidade eleitoral ativa e que, numa estimativa ainda provisória, se situará entre um mínimo de 60 mil e o máximo de 80 mil.

Hugo Pires referiu que se encontram em condições de votar nas eleições diretas os simpatizantes socialistas que se encontram registados até seis meses antes do ato eleitoral, ou seja, até meados de novembro. Além deste prazo, “os simpatizantes terão de pagar uma contribuição única, cujo montante surgirá na sequência de uma proposta a apresentar pelo Secretariado Nacional do PS e que poderá ser na ordem dos 12 euros”. “Em dois anos, cada militante do PS paga ao partido 24 euros.”

Em setembro de 2014, o PS realizou eleições primárias abertas a cidadãos independentes para escolher o seu candidato a primeiro-ministro nas legislativas de 2015, nas quais votaram cerca de 150 mil pessoas e em que António Costa derrotou António José Seguro.

Apesar de as “primárias” abertas a cidadãos estarem previstas nos estatutos do PS, os socialistas não repetiram mais este método de eleição, quer por razões de ordem política interna – a liderança do partido não esteve em causa desde setembro de 2014 -, quer pelos custos financeiros que esta operação envolveu há cinco anos.

O líder da corrente minoritária do PS, Daniel Adrião, tem sido um dos defensores da regularidade de eleições primárias, quer para a liderança do partido, quer ao nível de cargos de representação externa dos socialistas (deputados, eurodeputados ou autarcas). No sábado, durante a reunião da Comissão Nacional do PS, no Porto, Daniel Adrião saudou o passo dado por se abrir a simpatizantes a participação em eleições diretas para o cargo de secretário-geral.

“A possibilidade de os simpatizantes poderem participar na eleição do secretário-geral é uma inovação que se inscreve na tradição de abertura do PS. E nesse sentido o PS cumpre a tradição de ser o partido mais inovador da democracia portuguesa. Depois de ter sido o primeiro partido a fazer a eleição do líder através de eleições diretas, é agora o primeiro grande partido a abrir essa eleição aos simpatizantes”, disse.

Daniel Adrião, no entanto, defendeu que nas próximas eleições diretas para o cargo de secretário-geral devem também poder entrar no universo de votantes os militantes considerados inativos (com mais de quatro anos de quotas em atraso) e representantes independentes do PS em órgãos autárquicos.

“Independentemente do número de simpatizantes que poderá votar nas próximas eleições diretas, esta abertura é um importante marco na história do nosso partido”, acrescentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …