Simone Biles volta a fazer história com um movimento nunca antes visto

A ginasta americana de 22 anos venceu este domingo, pela sexta-vez, o campeonato nacional de Ginástica dos EUA, no Kansas, e, pelo caminho, voltou a fazer a história, sobretudo com um exercício na trave.

O duplo mortal com dupla pirueta na saída da trave nunca tinha sido sequer tentado em competição. Na noite de sábado, Simone Biles voltou às proezas, com uma tripla pirueta com duplo mortal na apresentação de solo, tornando-se a primeira mulher a fazê-lo.

Simone Arianne Biles é uma ginasta profissional dos EUA, especialista na ginástica artística, vencedora de vinte medalhas em campeonatos mundiais, sendo quatorze delas de ouro. É a ginasta mais condecorada na história do seu país em mundiais.

Biles obteve quatro títulos mundiais no individual geral (2013, 2014, 2015 e 2018), sendo a primeira ginasta na história a atingir tal feito. Além disso possui outros quatro títulos mundiais no solo (2013, 2014, 2015 e 2018), na trave de equilíbrio em 2014 e 2015, no salto sobre a mesa em 2018 e foi membro da equipe americana vencedora em 2014, 2015 e 2018.

Tornou-se a primeira ginasta do seu género a ganhar três Campeonatos Mundiais consecutivos no individual geral, tendo sido a primeira afro-americana a obter um título na prova. Tem também cinco títulos no all-around (2013, 2014, 2015, 2016 e 2018). Em 2016, foi incluída na lista de 100 mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC.



Nos seus primeiros Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro em 2016, Simone Biles foi considerada um dos grandes destaques, com conquistas incontestáveis e grande clamor do público e media tanto nas provas individuais como de equipa.

Considerada a nova rainha da ginástica artística, apesar de ter apenas, à época, 19 anos e uma longa carreira pela frente, Biles fez história nos Jogos, subindo ao pódio cinco vezes, com quatro medalhas de ouro e uma de bronze.

No ano passado, Biles revelou ter sido abusada sexualmente pelo antigo médico da seleção dos EUA. Sem entrar em detalhes, a campeã olímpica acusou Larry Nassar de comportamentos “nojentos e abusivos”, afirmando que não carregará a culpa que pertence ao médico e à federação norte-americana de ginástica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …