Simone Biles volta a fazer história com um movimento nunca antes visto

A ginasta americana de 22 anos venceu este domingo, pela sexta-vez, o campeonato nacional de Ginástica dos EUA, no Kansas, e, pelo caminho, voltou a fazer a história, sobretudo com um exercício na trave.

O duplo mortal com dupla pirueta na saída da trave nunca tinha sido sequer tentado em competição. Na noite de sábado, Simone Biles voltou às proezas, com uma tripla pirueta com duplo mortal na apresentação de solo, tornando-se a primeira mulher a fazê-lo.

Simone Arianne Biles é uma ginasta profissional dos EUA, especialista na ginástica artística, vencedora de vinte medalhas em campeonatos mundiais, sendo quatorze delas de ouro. É a ginasta mais condecorada na história do seu país em mundiais.

Biles obteve quatro títulos mundiais no individual geral (2013, 2014, 2015 e 2018), sendo a primeira ginasta na história a atingir tal feito. Além disso possui outros quatro títulos mundiais no solo (2013, 2014, 2015 e 2018), na trave de equilíbrio em 2014 e 2015, no salto sobre a mesa em 2018 e foi membro da equipe americana vencedora em 2014, 2015 e 2018.

Tornou-se a primeira ginasta do seu género a ganhar três Campeonatos Mundiais consecutivos no individual geral, tendo sido a primeira afro-americana a obter um título na prova. Tem também cinco títulos no all-around (2013, 2014, 2015, 2016 e 2018). Em 2016, foi incluída na lista de 100 mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC.

Nos seus primeiros Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro em 2016, Simone Biles foi considerada um dos grandes destaques, com conquistas incontestáveis e grande clamor do público e media tanto nas provas individuais como de equipa.

Considerada a nova rainha da ginástica artística, apesar de ter apenas, à época, 19 anos e uma longa carreira pela frente, Biles fez história nos Jogos, subindo ao pódio cinco vezes, com quatro medalhas de ouro e uma de bronze.

No ano passado, Biles revelou ter sido abusada sexualmente pelo antigo médico da seleção dos EUA. Sem entrar em detalhes, a campeã olímpica acusou Larry Nassar de comportamentos “nojentos e abusivos”, afirmando que não carregará a culpa que pertence ao médico e à federação norte-americana de ginástica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …