“Desistente”. Simone Biles defende-se das críticas (e anuncia uma tour)

Tatyana Zenkovich / EPA

Simone Biles anunciou esta quinta-feira a tour Gold Over America, que junta várias campeãs olímpicas. Uns dias antes, a atleta defendeu-se das criticas por se ter retirado da competição por equipas dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

“Continuem a falar porque eu não vos consigo ouvir através das minhas sete medalhas olímpicas”. Foi assim que Simone Biles se defendeu, esta semana, de quem a considera uma “desistente”.

Numa publicação que partilhou no Instagram, a atleta olímpica relembrou os Jogos Olímpicos de Tóquio, que “não correram como planeado”, mas relativamente aos quais não mudava nada.

“Estou orgulhosa de mim mesma e da carreira que tive até agora. Estes [Jogos] Olímpicos não apagam as minhas conquistas passadas, nem definem quem sou como atleta”, escreveu Biles.

A palavra desistente não está no meu vocabulário. Para alguns de vocês, pode ser a forma como me definem, mas continuem a falar porque eu não vos consigo ouvir através das minhas sete medalhas olímpicas, que fizeram de mim a ginasta mais condecorada de sempre”, continuou, referindo-se às críticas de que foi alvo por ter decidido retirar-se da competição por razões de saúde mental.

Gold Over America, a tour de campeãs olímpicas

Esta quinta-feira, Simone Biles usou a mesma plataforma para anunciar a sua nova tour Gold Over America: um espetáculo que Biles protagoniza e que junta ginastas — mulheres — de todo o mundo.

“Adoro ginástica e queria ajudar a criar um espetáculo que celebrasse a pura alegria de atuar“, disse Simone Biles.

“Há ouro dentro de todos nós e é tempo de deixar esse ouro brilhar”, continuou, numa alusão ao nome da tour que, em português, significa “Ouro sobre a América”.

Entre setembro e novembro, a Gold Over America passará por 35 cidades norte-americanas para mostrar não só “o brilhantismo atlético” mas também “a jornada inspiradora de cada atleta”, lê-se no site oficial do espetáculo.

  Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …