Resíduos em panelas revelam que, na Sicília medieval, islâmicos comiam carne de porco

Um exemplo de um Olla do Palazzo Bonagia.

Entre 841 e 1091 d.C., a Sicília foi um poderoso reino islâmico. Recentemente, arqueólogos analisaram resíduos alimentares numa amostra de 134 panelas de cozinha medieval e descobriram que nem todos aderiam às rigorosas tradições alimentares islâmicas. 

Se costuma comer cereais e deixar a tigela em cima da mesa, saiba que os resíduos orgânicos esquecidos serão valiosos para os cientistas do futuro.

Foi exatamente o que aconteceu neste caso, em que uma equipa de arqueólogos analisou os resíduos alimentares microscópicos de uma amostra de 134 panelas de cozinha medieval, datada de há 1.120 anos, escreve o Ancient-Origins.

A análise permitiu descobrir que, na Sicília islâmica medieval, nem todos aderiam às rigorosas tradições alimentares islâmicas. Os resultados científicos mostram que, nas zonas rurais, “consumia-se carne de porco“, apesar de o Islão proibir estritamente o seu consumo, assim como o de presunto ou salsichas.

O artigo científico foi publicado no dia 9 de junho na PLOS ONE.

Os autores do estudo destacaram algumas diferenças notáveis ​​entre as cozinhas rural e urbana, incluindo a maior frequência de uvas e laticínios no meio rural.

Segundo o comunicado dos cientistas, citado pelo EurekAlert, este estudo é uma demonstração profunda da utilidade da análise de resíduos orgânicos para a compreensão da culinária da Sicília islâmica.

A mistura de uma variedade de produtos alimentícios é consistente com os pratos coloridos observados na literatura árabe, e as diferenças observadas entre locais rurais e urbanos sugerem que há mais para aprender sobre como as culturas diferiam na sociedade siciliana.

“A análise de resíduos preservados em cerâmica revelou, pela primeira vez, uma visão importante da culinária na Sicília islâmica medieval. Identificamos uma gama diversificada de produtos processados ​​em utensílios de cozinha, assim como diferenças regionais no uso de cerâmicas, processamento de laticínios e derivados da videira”, remataram os cientistas.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …