Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre.

A 30 de junho de 1908, um objeto magmático voou milhares de quilómetros sobre a Sibéria antes de explodir nas proximidades do rio Tunguska Podkámennaya. A origem desse fenómeno ainda é um assunto debatido pelos cientistas. As principais hipóteses sugerem que foi a queda de um meteorito ou a explosão de outro objeto espacial na atmosfera da Terra.

Uma equipa de físicos, geólogos e biólogos investigou os sedimentos no fundo do lago Zapovédnoye, encontrando os vestígios da catástrofe, trazidos pelas águas da enchente e pelo rio Lakura da região.

“[O lago] é profundo e os sedimentos sedimentares acumulados não se misturam, mas assentam e preservam as informações dos últimos anos, incluindo a história incessante de mudanças climáticas e eventos catastróficos”, explicou Artur Méidus, vice-diretor científico da reserva estadual de Tunguska, em comunicado.



De acordo com o investigador, os sedimentos datados entre 1908 e 1910 contêm indicações de incêndios e emissões na atmosfera de partículas – que podem ser de origem terrestre e extraterrestre – que acompanharam o evento de Tunguska.

Nesta partículas, encontra-se uma camada leve claramente dividida com uma cor mais clara, que possui maior concentração de potássio, titânio, rubídio, ítrio e zircónio, o que permite aos cientistas associá-la às consequências que ocorreram após o que aconteceu em Tunguska.

O próximo passo será a busca precisa de micropartículas de origem espacial nos sedimentos datados pelo radiocarbono. No processo, a técnica de fluorescência de raios X e a radiação sincrotão serão aplicadas para identificar os elementos e medir as suas concentrações até milionésimos de uma percentagem.

A explosão do evento de Tunguska, ouvida a mais de mil quilómetros de distância, teve uma potência equivalente ao surgimento de uma bomba termonuclear e destruiu mais de 2.000 quilómetros quadrados de floresta. Nos dias seguintes, foram vistos vários fenómenos estranhos no céu da Europa, como nuvens prateadas e brilhantes, pôr do sol colorido e um brilho incomum à noite.

Na época, os jornais russos relataram um impacto meteorológico, enquanto outros jornais estrangeiros sugeriram vários cenários, desde uma erupção vulcânica até uma intervenção de um OVNI. Devido à turbulência política que ocorreu nos anos seguintes na Rússia, os estudos sobre a explosão de Tunguska demoraram duas décadas a começar.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …