/

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre.

A 30 de junho de 1908, um objeto magmático voou milhares de quilómetros sobre a Sibéria antes de explodir nas proximidades do rio Tunguska Podkámennaya. A origem desse fenómeno ainda é um assunto debatido pelos cientistas. As principais hipóteses sugerem que foi a queda de um meteorito ou a explosão de outro objeto espacial na atmosfera da Terra.

Uma equipa de físicos, geólogos e biólogos investigou os sedimentos no fundo do lago Zapovédnoye, encontrando os vestígios da catástrofe, trazidos pelas águas da enchente e pelo rio Lakura da região.

“[O lago] é profundo e os sedimentos sedimentares acumulados não se misturam, mas assentam e preservam as informações dos últimos anos, incluindo a história incessante de mudanças climáticas e eventos catastróficos”, explicou Artur Méidus, vice-diretor científico da reserva estadual de Tunguska, em comunicado.

De acordo com o investigador, os sedimentos datados entre 1908 e 1910 contêm indicações de incêndios e emissões na atmosfera de partículas – que podem ser de origem terrestre e extraterrestre – que acompanharam o evento de Tunguska.

Nesta partículas, encontra-se uma camada leve claramente dividida com uma cor mais clara, que possui maior concentração de potássio, titânio, rubídio, ítrio e zircónio, o que permite aos cientistas associá-la às consequências que ocorreram após o que aconteceu em Tunguska.

O próximo passo será a busca precisa de micropartículas de origem espacial nos sedimentos datados pelo radiocarbono. No processo, a técnica de fluorescência de raios X e a radiação sincrotão serão aplicadas para identificar os elementos e medir as suas concentrações até milionésimos de uma percentagem.

A explosão do evento de Tunguska, ouvida a mais de mil quilómetros de distância, teve uma potência equivalente ao surgimento de uma bomba termonuclear e destruiu mais de 2.000 quilómetros quadrados de floresta. Nos dias seguintes, foram vistos vários fenómenos estranhos no céu da Europa, como nuvens prateadas e brilhantes, pôr do sol colorido e um brilho incomum à noite.

Na época, os jornais russos relataram um impacto meteorológico, enquanto outros jornais estrangeiros sugeriram vários cenários, desde uma erupção vulcânica até uma intervenção de um OVNI. Devido à turbulência política que ocorreu nos anos seguintes na Rússia, os estudos sobre a explosão de Tunguska demoraram duas décadas a começar.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.