Shinzo Abe será o primeiro líder japonês a visitar Pearl Harbor

CSIS / Flickr

Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão

Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão

O primeiro-ministro Shinzo Abe será o primeiro líder japonês a visitar Pearl Harbor, devendo viajar ainda este mês para o Havai, onde se reunirá com o presidente norte-americano, Barack Obama.

“Vou visitar Pearl Harbor” com Obama, disse aos jornalistas em declarações em direto na televisão.

O primeiro-ministro japonês estará no Havai entre 26 e 27 de dezembro e visitará o local do ataque surpresa do Japão a 07 de dezembro de 1941, que deu início à II Guerra Mundial no Pacífico.

“Quero utilizar esta oportunidade para mostrar o meu respeito para com as vítimas. Deve ser uma mostra da reconciliação entre o Japão e os EUA. A nossa aliança é muito importante e uma esperança para o mundo atual”, disse o político japonês.

A visita ao Havai surge depois de Obama ter visitado, em maio, Hiroshima, a cidade japonesa onde os norte-americanos largaram a primeira bomba nuclear no final da II Guerra Mundial, matando 140 mil pessoas. Nagasaki foi bombardeada vários dias mais tarde.

“A visita de Obama a Hiroshima e a sua mensagem de que é preciso conseguir um mundo sem armas nucleares chegou ao coração de muitos japoneses”, disse Abe.

A visita de Obama lançou a suspeita de que Abe poderia visitar Pearl Harbor como resposta, mas o governo negara até agora estar a considerar essa possibilidade.

A mulher do primeiro-ministro, Akie, visitou Pearl Harbor em agosto e escreveu no Facebook ter oferecido flores e orações no memorial ao USS Arizona.

No dia do bombardeamento, há 75 anos, a aviação japonesa atacou a base naval norte-americana, matando mais de 2.400 militares e civis norte-americanos, numa data que o então presidente Franklin Roosevelt declarou que viveria na “infâmia”.

O bombardeamento contra a frota do pacífico, que durou duas horas, afundou ou danificou cerca de 20 navios e destruiu 164 aviões.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SNS24 encaminhada crianças para a urgência "sem critério clínico", diz Ordem dos Médicos do Centro

A Ordem dos Médicos do Centro lamentou hoje que a linha SNS 24 esteja a encaminhar crianças "sem critério clínico" para as urgências hospitalares e pediu a definição urgente de "um plano seguro e com …

13 de outubro em Fátima com lotação reduzida a 6.000 fiéis

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre …

Jovem de 22 anos detido por suspeitas de burla de milhares de euros no MB Way

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo, de 22 anos, suspeito de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, estando em causa um montante de dezenas de milhares de …

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …