Sheik árabe oferece 1 milhão pelo Carocha do presidente mais pobre do mundo

6

Um sheik árabe ofereceu um milhão de dólares para comprar o Volkswagen “Carocha” azul de 1987 usado pelo presidente do Uruguai, José Mujica.

José Mujica é conhecido pelos seus hábitos simples e vida austera, entre os quais o de conduzir ele próprio o famoso modelo da Volkswagen.

O sheik fez a oferta na altura em que Mujica participava numa reunião de líderes em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Segundo a BBC, a identidade do sheik não foi revelada, mas o príncipe árabe não foi o único a fazer uma oferta pelo carro do presidente uruguaio.

O embaixador do México no Uruguai, Felipe Enríquez, ofereceu dez camiões em troca do veículo.

Em face do interesse gerado pela notícia, divulgada pelo jornal uruguaio Búsqueda, Mujica disse que aceitará uma das duas ofertas, mas não revelou qual.

DR subrayado.com.uy

-

Sem apego

O presidente uruguaio explicou que tem dois Carochas: um azul claro, o objeto de desejo do sheik, e um outro azul escuro.

O modelo azul claro foi um presente de amigos, porque o outro “estava meio velho”, conta Mujica.

Não tenho apego aos carros“, diz o presidente. “Não é a minha cadela. Se me fizessem uma oferta por ela, a coisa mudava de figura”, diz Mujica ao Subrayado.

Mujica revelou que, se vender o Carocha, aplicará o dinheiro no Plan Juntos, um programa do governo de construção de casas para os mais pobres.

Mujica acredita que recebe as ofertas porque os seres humanos “têm fetiches e presisam de símbolos materiais“.

Mujica,  chamado de “presidente mais pobre do mundo” devido a seu estilo de vida modesto, está prestes a concluir o seu mandato.

Desde que assumiu a presidência, em 2010, Mujica continuou a conduzir o seu velho Carocha e a viver numa casa em Montevidéu, em vez de usar a residência oficial reservada aos presidentes do país.

ZAP / BBC

6 Comments

  1. Aqui, nem de longe lá chegava (presidência). Se chegasse, depunham-no em três semanas, no máximo, por subversivo (vulgo comunista), ou outro pretexto qualquer.

  2. Fazem tudo para que o Presidente do Uruguai deixe de ser o exemplo do desapego ao dinheiro e à ostentação e que esteja apenas no cargo para servir o seu Povo.
    Até isso os incomoda, não vá os Povos abrirem os olhos e acabarem com as mordomias de quem está e quer ir para o poder, não para servir os interesses do seu País, mas os seus próprios interesses.
    Veja-se em Portugal, até um Ministro que ia para o trabalho na sua “lambreta”, deixou de o fazer para que não fosse um bom exemplo para os outros.

  3. O exemplo do Presidente do Uruguai não convém ser conhecido. Há que “comprar” a sua humildade e desapego às mordomias. Talvez se enganem.

  4. Na realidade este Snr. é na realidade um PRESIDENTE ELEITO pelo povo para o governar e dar a estabilidade que o povo necessita. Já viram o que seria de todos os chulos atuais e ex-chulos dos (des) governos de Portugal, andarem em carros próprios?? Sem usufruírem das mordomias que engordam as despesas do Estado? Qual a razão é que todos aqueles que se governaram, ficaram com pensões vitalícias? Porque razão é que a presidente da Assembleia da República foi reformada com 42 anos de idade? Se um dia (hipoteticamente) tivéssemos governantes a governarem o País e não governarem-se a eles próprios, então sim, teríamos um País ganhador e com projeção a nível mundial. Façam do Presidente do Uruguai um exemplo para Portugal.

  5. Não anda de Mercedes / BMW / Audi, TOPOS DE GAMA, séries S, 7 e 8, respectivamente, mas como é um Homem ( com H maiúsculo ) chamam-lhe o Presidente pobre…
    E diariamente conduz o seu velho carocha que está à venda, revertendo a receita daí proveniente para ajudar os pobres…!

    Pobres são estes que nos governam, entram pobre e saiem ricos…eu disse ricos…!
    E ninguém vai preso nem é arguido por ter desviado milhoes…! Que justiça é esta…?..

    A Chanceler até deve ter razão, já que as ” gorduras ” continuam por aí…E não há faca que as corte…de um só golpe!

    Harakiri com os corruptos…de uma vez por todas…Façam deste Portugal um País decente, pls… !

    Também tenho um BMW série 5, está pago, mas não com o dinheiro dos Contribuintes.

    De uma vez por todas levantem a ponta do iceberg…e já agora iniciem a construção de novos estabelecimentos prisionais…irão ter surpesas…!

    Mas semTV, Internet…só cama, com mesa e sem roupa lavada…porque há muito que lavar…!

    A.Silveira

  6. Este señor, luego de estar preso por trece o catorce años por subersivo, obtuvo la libertad , como otros. El siempre ha creído en sus ideas, trabajó para inculcar su pensamiento a muchos uruguayos, Al final ganó las elecciones, cargo que ya está expirando. El hace alarde de su forma de vivir, casi precaria y disfruta de ser así yendo en contra de las comodidades que al resto de los mortales nos ayudan a vivir mejor.
    Esa y otras formas tiene de llamar la atención; su mayor sueño era que le dieran El Premio Nobel de la Paz, De esa forma – siguiendo su pensamiento- el mundo le iría a tomar como ejemplo. Todos hemos tenido o aún tenemos delirios, no es verdad?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.