Sexo, drogas e contrabando vão dar uma ajuda ao nosso PIB

A contabilização da prostituição, da droga e do contrabando prevista no novo Sistema Europeu de Contas (SEC 2010) vai fazer aumentar o PIB em 0,4%, indicam responsáveis do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE contabilizava já, nas suas análises às contas portuguesas, a chamada “economia não observada“, que incluía atividades não declaradas (ilegais ou legais), o que corresponde a cerca de 13% do PIB.

Mas a introdução do SEC 2010, uma nova metodologia para as contas públicas que entra em vigor em setembro para os países da União Europeia, “vem incluir explicitamente estimativas relativas a atividades ilegais como o tráfego de droga e a prostituição”, explicou o diretor do departamento de Contas Nacionais do INE, Pedro Oliveira.

A cerca de dois meses e meio da entrada em vigor do Sistema Europeu de Contas, o INE admite mesmo que o PIB aumente mais de 2,5% com a nova metodologia.

O INE reviu em alta os impactos do novo SEC 2010 na economia portuguesa, estimando que o PIB aumente mais de 2,5% para o ano base, ou seja, 2011 – uma variação acima da estimativa mais alta do Eurostat.

No início do ano, as estimativas do INE apontavam para um crescimento do PIB entre 1 e 2% – um valor semelhante ao previsto pelo Eurostat naquela altura.

Para o aumento do PIB, o INE considerara principalmente a reclassificação das despesas de investigação e desenvolvimento (I&D) como investimento.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …