Sexo, drogas e contrabando vão dar uma ajuda ao nosso PIB

A contabilização da prostituição, da droga e do contrabando prevista no novo Sistema Europeu de Contas (SEC 2010) vai fazer aumentar o PIB em 0,4%, indicam responsáveis do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE contabilizava já, nas suas análises às contas portuguesas, a chamada “economia não observada“, que incluía atividades não declaradas (ilegais ou legais), o que corresponde a cerca de 13% do PIB.

Mas a introdução do SEC 2010, uma nova metodologia para as contas públicas que entra em vigor em setembro para os países da União Europeia, “vem incluir explicitamente estimativas relativas a atividades ilegais como o tráfego de droga e a prostituição”, explicou o diretor do departamento de Contas Nacionais do INE, Pedro Oliveira.

A cerca de dois meses e meio da entrada em vigor do Sistema Europeu de Contas, o INE admite mesmo que o PIB aumente mais de 2,5% com a nova metodologia.

O INE reviu em alta os impactos do novo SEC 2010 na economia portuguesa, estimando que o PIB aumente mais de 2,5% para o ano base, ou seja, 2011 – uma variação acima da estimativa mais alta do Eurostat.

No início do ano, as estimativas do INE apontavam para um crescimento do PIB entre 1 e 2% – um valor semelhante ao previsto pelo Eurostat naquela altura.

Para o aumento do PIB, o INE considerara principalmente a reclassificação das despesas de investigação e desenvolvimento (I&D) como investimento.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …