/

Marcelo e Ferro Rodrigues já não vão a Sevilha apoiar a Seleção (porque a situação é de risco elevado)

13

Estádio de Sevilha, La Cartuja

A Andaluzia, que recebe no domingo o jogo entre as seleções de Portugal e Bélgica, apresenta um risco elevado de covid-19, com uma taxa de incidência de novas infeções de 166,50. Um dado que leva Marcelo Rebelo de Sousa e Ferro Rodrigues a cancelarem a deslocação a Sevilha.

A comunidade autónoma da Andaluzia é a que regista a incidência acumulada de novas infeções a 14 dias mais elevada em Espanha, indicam os dados do Ministério da Saúde do país, tendo sido notificados, nas últimas duas semanas, cerca de 14 mil novos casos de covid-19.

Portugal defronta a Bélgica em Sevilha, precisamente na Andaluzia, no domingo, em jogo dos oitavos-de-final do Euro 2020. E estava prevista a presença de Marcelo Rebelo de Sousa no jogo, acompanhado por Ferro Rodrigues. Mas, afinal, os dois representantes do Estado português já não vão estar no encontro.

“Atendendo à situação epidemiológica existente na Andaluzia o Presidente da República não vai ao jogo a Sevilha”, revela uma fonte oficial da Presidência da República citada pela TVI.

Marcelo Rebelo de Sousa tem Certificado Digital Covid, o que lhe permitiria viajar para Sevilha, mas avisou que queria analisar a situação pandémica na cidade para decidir sobre a sua deslocação para assistir ao jogo.

“Gostava muito de ir, pensei para comigo mesmo que eu só vou se o morador em Lisboa comum puder ir, se não puder ir, não vou”, disse, na quinta-feira, o Presidente da República.

Mas, agora, sai a certeza de que Marcelo não se deslocará à cidade espanhola.

Ferro Rodrigues insiste na invasão portuguesa a Sevilha

Como Ferro Rodrigues era convidado de Marcelo, também não vai poder assistir ao jogo.

O gabinete de Ferro Rodrigues já confirmou que o presidente da Assembleia da República “não estará presente no jogo”, uma vez que “ia a convite do Senhor Presidente da República”.

Porém, na mesma nota, Ferro Rodrigues insiste que espera “que o número de portugueses em Sevilha seja elevado“, como cita o Observador.

Ferro Rodrigues “não gostou, em Budapeste, de ver 80 por cento dos presentes contra a nossa Seleção. E Sevilha é muito mais próxima“, destaca ainda a mesma nota, realçando que “Portugal não é Lisboa” e que “a sul do Tejo existem e vivem milhões de portugueses”.

O presidente da Assembleia da República foi fortemente criticado, nos últimos dias, depois de ter feito um apelo para que “os portugueses se desloquem de forma massiva para o Sul de Espanha” para “apoiar uma grande vitória de Portugal”.

“Sevilha é uma zona vermelha”

Apesar das declarações polémicas, José María Arrabal, secretário-geral do Desporto da Andaluzia, considerou “estupendo” que Ferro Rodrigues incentive os portugueses a viajarem para Sevilha. Apesar da pandemia, “a vida continua”, defendeu.

Em declarações ao Observador, José María Arrabal pediu ainda para que os adeptos portugueses cumpram as regras impostas pelas autoridades, visto que “nada substitui a responsabilidade individual”.

O responsável apontou ainda que tudo correu bem nos outros jogos do Euro em Sevilha e disse esperar que também agora seja possível “desfrutar tranquilamente do espetáculo” e da própria cidade.

Os bares e restaurantes estarão abertos até à meia-noite e o consumo de álcool na via pública está autorizado, apontou ainda.

Mas o primeiro-ministro da Bélgica já afirmou temer que os adeptos que viajem para Sevilha, para o jogo entre Bélgica e Portugal, contraiam o novo coronavírus.

“Sevilha ainda é uma zona vermelha. E quem viaja para uma zona vermelha deve respeitar as regras. Há que ter muito cuidado”, alertou Alexander De Croo, citado pelo diário espanhol AS.

Desde o início da pandemia, a Andaluzia registou quase 613 mil casos de covid-19, cerca de 14 mil dos quais diagnosticados nos últimos 14 dias.

Na quinta-feira, estavam hospitalizadas 549 pessoas na Andaluzia por covid-19, com 128 em unidades de cuidados intensivos.

ZAP // Lusa

13 Comments

  1. É engraçado é ninguém, honrosa excepção ao Público, ter dado eco das palavras que saíram de um microfone acidentalmente ligado… Mas, também era melhor. Afinal, iam passear à conta do pessoal….

      • Nenhuma. Estou feliz. Os “maiores” ganharam um bilhete para as férias. E não, nem em Sevilha, nem em casa. Não perdi tempo com tal… Mas, incomoda-me: tanta gente a passar necessidades (e sei bem o que isso é, porque também já lá estive) e uns quantos privilegiados a passear à conta de todos!

  2. Deviam ter ido, a seleção precisa de apoio, não deviam ter-se importado com os comentários dos invejosos sem tacho, desempregados da política que espalharam raiva pelas colunas sociais a par com as televisões partidárias. O Marcelo como é um populista e Viu a raiva dos moinas Tirou o tapete ao Ferro Rodrigues que apesar de tudo mostrou ser um homem de convicções, enquanto o Marcelo um cata vento muito ligado ao populismo.

  3. Marcelo provou o seu Populismo extremo, viu as contestações nas Redes sociais, feitas e incentivadas pelas Televisões ao Serviço dos Partidos políticos e órgãos de comunicação social controladas pelo PSD, e cobardemente desistiu de ir apoiar a seleção Nacional, um homem sem caráter nem convicções, se a seleção ganhar está pronto para as fotografias e presenças falsas, acredito que o Ferro Rodrigues teve agora melhor conhecimento do Homem que muito cedo começou a apoiar para PR, a vida é madrasta.

  4. Mas não estão vacinados? Não têm as 2 doses? Não têm o Certificado Digital? Pelo que dizem os especialistas e toda a “gente” que se vê e ouve na TV estes casos estão imunes e podem deslocar-se. Ou andam a enganar a malta?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.