Sete “megaestruturas alienígenas” vistas na nossa galáxia não são o que parecem

(ce) Stellaris / Paradox Interactive

Esfera de Dyson, tal como representada no jogo Stellaris, da Paradox Interactive

No início do ano, foram avistadas, na nossa galáxia, sete potenciais “estruturas alienígenas”. Só que, afinal, deverão ser apenas “cachorros quentes cósmicos”.

Uma equipa de astrónomos analisou, recentemente, mais de 5 milhões de estrelas, em busca por sinais de esferas de Dyson.

As esferas Dyson são uma teoria, da década de 1960, do físico Freeman Dyson que propôs que civilizações extraterrestres usavam estruturas alienígenas para captar de energia das estrelas.

Como descreve a LiveScience, estas estruturas seriam “enormes conchas” que andavam em torno das estrelas.

As civilizações extraterrestres utilizariam estas conchas para adquirir milhões de vezes mais energia solar do que aquela a que temos acesso na Terra, ao mesmo tempo que se dotariam estrutura revolucionária para viver.

Freeman Dyson sugeria ainda que tais construções emitem um calor excessivo, resultando numa radiação infravermelha anormal, quando observadas da Terra.

E é esse ponto que os astrónomos querem/precisam de atestar.

Numa investigação recente, foram identificadas sete estrelas, num raio de 1000 anos-luz, que exibiam níveis anormalmente altos de radiação infravermelha e que, por isso, estavam a ser vistas como fortes candidatas a esferas de Dyson.

No entanto, um estudo publicado no final de maio no arXiv examinou estas sete estrelas mais detalhadamente e desmistificou as teorias.

Os cientistas constataram que três dessas estrelas estão mais próximas de serem Hot DOGs – galáxias obscurecidas por poeira quente que emitem intensamente radiação infravermelha.

Como detalha a LiveScience, as Hot DOGs estão rodeadas por enormes e espessas nuvens de poeira – ideais para emitir radiação infravermelha.

O excesso de radiação infravermelha dever-se-á, portanto, apenas à nossa visão através da poeira quente que rodeia uma Hot DOG e não a uma eventual estrutura alienígenas.

Por seu turno, apesar da falta de observações detalhadas, as outras quatro estrelas, exibem padrões de emissão de radiação semelhantes, levando os cientistas a considerar que podem estar obscurecidas por Hot DOGs.

Este é mais um estudo que vem sublinhar que as descobertas de uma eventual “vida alienígena” exigem uma verificação rigorosa para distinguir aquilo que são fenómenos naturais e artefactos de “civilizações avançadas”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.