/

Sestas regulares associadas a uma melhor agilidade mental

Sestas regulares à tarde podem estar relacionadas com uma melhor agilidade mental, segundo uma nova investigação que contou com 2.000 voluntários.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica General Psychiatry, uma sesta regular e não muito longa à tarde parece estar associada a uma melhor perceção espacial, fluência verbal e memória de trabalho.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de especialistas analisou hábitos de sono de 2.214 pessoas aparentemente saudáveis com pelo menos 60 anos e residentes em várias grandes cidades da China, incluindo Pequim, Xangai e Xian.

Todos os participantes foram submetidos a uma série de exames e avaliações cognitivas, explica a equipa em comunicado, difundido pelo portal Eureka Alert.

“Vários estudos anteriores mostraram que as sestas promovem a função cognitiva em idosos; por outro lado, outros estudos mostraram resultados opostos (…) Este estudo destacou um desempenho cognitivo superior em idosos que fazem sestas à tarde, apoiando estudos observacionais anteriores”, escreveram os autores no novo estudo.

A equipa frisa que a investigação é observacional não sendo, por isso, possível fixar um mecanismo de causa-efeito – trata-se de uma associação.

Ainda assim, e apesar de reconhecerem algumas limitações, os cientistas dizem que o novo estudo oferece uma perspetiva útil sobre a forma como a sesta pode agir como uma espécie de mediador entre problemas de saúde e as respostas inflamatórias do corpo.

“Quando surge uma doença ou um determinado dano a nível celular, a sesta pode ajduar a regular a resposta inflamatória”, pode ler-se ainda na investigação.

 

Sara Silva Alves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.