/

Serviços secretos dos EUA e Reino Unido têm acesso a redes de telecomunicações alemãs

Anthony Ward / YouTube

Espiões de Banksy na cabine telefónica junto à sede dos serviços secretos ingleses, GCHQ

Através de um programa chamado Treasure Map, as agências de espionagem dos EUA e Reino Unido acederan às redes de telecomunicações dos grandes fornecedores de telecomunicações alemães, como a Deutsche Telekom e a NetCologne.

A revista alemã Der Spiegel revela este sábado que os serviços secretos dos EUA e Reino Unido têm acesso a redes de telecomunicações das grandes operadores alemães como a gigante Deutsche Telekom e a companhia regional NetCologne.

Outras empresas menores, como a Stellar, Cetel e IABG, também estariam a ser espiadas.

Até agora, acreditava-se que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos NSA, e o serviço de informações britânico GCHQ espiavam as comunicações da Alemanha a partir do exterior.

Mas, de acordo com a revista, documentos filtrados pelo ex-técnico da NSA, Edward Snowden, mostram que o serviços secretos também actuam a partir da Alemanha.

Segundo a Deutsche Welle, o artigo afirma ainda que os analistas americanos e britânicos usam um programa da NSA, chamado Treasure Map, que lhes permite visualizar, quase em tempo real, as ligações da rede dos routers das operadoras, e de computadores, smartphones e tablets a elas ligados.

O objetivo do programa é “tornar visível qualquer aparelho em qualquer lugar e a qualquer hora“, diz a revista.

A publicação confrontou a Deutsche Telekom e a NetCologne com os documentos obtidos, e as empresas afirmam que não encontraram dispositivos ou tráfego de dados suspeitos.

“O acesso dos serviços secretos estrangeiros à nossa rede seria completamente inaceitável”, diz o chefe de segurança da Deutsche Telekom, Thomas Tschersich.

“Vamos examinar todos os indícios de uma possível manipulação. Além disso, alertaremos todas as autoridades de segurança alemãs”, acrescentou Tschersich.

ZAP / DW

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.