Serralves em Festa arranca hoje para 50 horas ininterruptas de espetáculos

@serralves_twit / Twitter

Serralves em Festa arrancou com o melhor sábado de sempre

Serralves em Festa

As 50 horas ininterruptas do Serralves em Festa, no Porto, arrancam esta sexta-feira com concertos de Oren Ambarchi e Will Guthrie no palco Ténis, pelas 20h00, e com Lula Pena a atuar no palco Prado, às 22h00.

Com a abertura de portas do evento agendada para as 18h00, o concerto do multi-instrumentista Oren Ambarchi com o baterista e percussionista Will Guthrie está marcado para as 20h00 no que organização promete como uma “viagem eletrizante, onde se cruzam o free jazz eletrónico, longos movimentos rock, minimalismo propulsivo, a experimentação e a improvisação”.

Na primeira noite do evento, gratuito e que celebra este ano a sua 14.ª edição, os visitantes podem também apreciar, a partir das 22h00, a subida ao palco da cantora, guitarrista, compositora e intérprete portuguesa Lula Pena, que em janeiro passado lançou o disco “Archivo Pittoresco”.

Lula Pena vai partilhar o palco do Prado, com lotação para 400 pessoas, com Hayden Chisholm, saxofonista e multi-instrumentista neozelandês, e Angélica Salvi, harpista espanhola sediada no Porto, e que será uma estreia nacional, refere a Fundação de Serralves, na sua página da Internet.

Também hoje, pelas 23h00, no Prado, está previsto que os Sensible Soccers apresentem o seu trabalho mais recente, “Villa Soledade”, com a artista visual Laetitia Morais.

O Serralves em Festa, classificado pela organização como “o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa”, tem também programado para esta sexta-feira, pelas 21h30, a conferência “Os Caminhos da Ásia”, com o Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta a intervir no Auditório de Serralves, pelas 21h30.

O artista espanhol Niño de Elche, influenciado pelo flamenco mas também por géneros musicais que vão do ‘krautrock’ à música ambiental, todos misturados na ‘new wave’, atua no sábado, pelas 00h30, no Prado.

Também no sábado, a organização destaca o evento “Escola do Rock – Paredes de Coura”, uma parceria com o Space Ensemble que acontece pelas 11h30, no Prado de Serralves. A iniciativa revisita alguns dos clássicos do rock e temas que marcaram o festival Paredes de Coura, que celebra este ano 25 anos e decorre entre 16 a 18 de agosto.

Por seu lado, “Horizon”, da francesa Chloé Moglia, é uma peça de suspensão no âmbito do circo contemporâneo e acrobacia e vai ser apresentada nos três dias do Serralves em Festa, sempre no Parterre central.

O compositor norte-americano Terry Riley atua no último dia de Serralves em Festa, domingo, pelas 20h00, na Clareira das Bétulas, acompanhado pelo filho.

Em 2017, o Serralves em Festa adota o tema Quebrar Muros, tendo estabelecido parcerias com as câmaras municipais de Coimbra, Faro, Guarda, Guimarães, Matosinhos, Ponta Delgada, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Torres Vedras e Viana do Castelo.

As exposições da Coleção de Serralves, de Gordon Matta Clark e de Julie Mehretu (no Museu) e de Joan Miró (na Casa de Serralves) estarão abertas em contínuo para receber todos os visitantes gratuitamente, sendo os últimos dias da mostra “Joan Miró: Materialidade e metamorfose”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens ao Espaço podem prejudicar o corpo a nível celular. Fígado é o mais afetado

Viagens ao Espaço podem causar o mau funcionamento da mitocôndria de uma célula devido a mudanças na gravidade e radiação, sugere uma nova investigação conduzida pelo Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center, nos EUA. Investigações com cobaias …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …