Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série “The Queen’s Gambit”, da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos.

De acordo com o The New York Post, a Spin Master, comerciante de brinquedos com sede na cidade de Toronto, cuja divisão de jogos clássicos detém cerca de 70% do mercado norte-americano, viu suas vendas de xadrez aumentarem em “três dígitos” desde a estreia da mini-série protagonizada por Anya Taylor-Joy, no passado 23 de outubro.

A sua rival, a Goliath Games registou um aumento de 1.048%, segundo escreve a NPR.

“Há seis meses ou há um ano atrás, estes vendedores não estavam a dizer: ‘Vamos carregar nos jogos de xadrez”, disse o analista de brinquedos Gerrick Johnnson à NPR.  “Boa sorte para encontrar um jogo de xadrez neste feriado!”, disse.

Além da série da Netflix, que soma uma pontuação de 8.8 em 10 no IMBD, a pandemia de covid-19 também fez disparar o interesse das pessoas em jogos de tabuleiro.

O eBay já está a vender 60% mais jogos de xadrez do que no ano passado e o número destes jogos de tabuleiro vendidos todos os dias online cresceu para cerca de 16 milhões, contra os 11 milhões registados no início de 2020, observa o The New York Times.

A série está também a beneficiar grupos como é o caso da Federação de Xadrez dos EUA, que viu aumentar o seu número de membros pela primeira vez desde o início da pandemia.

“A comunidade do xadrez apaixonou-se pela série porque esta retrata com sucesso diferentes aspetos do xadrez em toda a sua riqueza: é fácil ser divertido de jogar, mas também é complexo o suficiente para representar um desafio”, disse David Llada, porta-voz da Federação Internacional de Xadrez.

Com sete episódios de cerca de uma hora, a série norte-americana desenvolvida por Scott Frank e Allan Scott está disponível no serviço da plataforma da Netflix Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …