Ser casado pode aumentar a proteção contra a demência

Estudos anteriores identificaram que o isolamento social é um forte fator de risco para a demência, particularmente nos homens e nas pessoas sem filhos.

Se é casado e tende a esquecer-se de tudo (enfurecendo a sua esposa, certamente), fique a saber que o vínculo matrimonial que vos une pode estar a protegê-lo da demência. Segundo um novo estudo, as pessoas casadas têm um risco mais baixo de demência e deficiência cognitiva quando comparadas com as pessoas solteiras ou divorciadas, reforçando outras investigações significativas sobre os benefícios do companheirismo.

Olhando para uma grande amostra de adultos mais velhos, os investigadores do Instituto Norueguês de Saúde Pública (NIPH) identificaram um possível fator de proteção em ser casados numa fase mais avançada da vida, enquanto que aqueles que eram solteiros tinham um risco significativamente maior de desenvolver a doença neurodevelopmental.

“Há uma correlação entre estar casado a meio da vida e um menor risco de demência como pessoa idosa. Os nossos dados também mostram que as pessoas divorciadas representam uma proporção significativa de casos de demência”, disse o principal autor do estudo, Vegard Skirbekk, numa declaração.

Para aprofundar a análise das associações entre casamento e saúde cognitiva nas pessoas idosas, os investigadores recolheram uma amostra de 8.706 adultos com idades compreendidas entre os 44-68 anos e seguiram-nas à medida que envelheciam para além dos 70 anos. O objetivo era perceber se quando eles estavam sozinhos (solteiros ou divorciados) existia uma ligação com aqueles que desenvolveram demência após os 70 anos de idade.

Estudos anteriores identificaram que o isolamento social é um forte fator de risco para a demência, particularmente nos homens e nas pessoas sem filhos. Contudo, este estudo envolveu tanto homens como mulheres, bem como pessoas com e sem filhos.

Os resultados mostraram que 11,6% da amostra desenvolveu demência, e 35,3% desenvolveu uma ligeira deficiência cognitiva (ICM). Destas pessoas, a incidência mais baixa de demência registou-se naquelas que estavam continuamente casadas, e a mais alta registou-se naquelas que não eram casadas, seguidas por divorciadas, e depois intermitentemente divorciadas. Quando os investigadores ajustaram os números para ver como seriam os casos de demência se todos tivessem o mesmo risco que o grupo casado, os seus cálculos mostraram uma redução de 6 por cento nos casos.

Porque é que isto está a acontecer? A investigação ainda não consegue revelar se faz parte da companhia, a probabilidade de ter filhos, ou outra característica potencialmente protetora que vem com o casamento contínuo. Pode também ser uma variedade de outros fatores, incluindo a obesidade, o stress do divórcio, o tabagismo, e a inatividade.

Independentemente disso, parece que pessoas solteiras e divorciadas podem ser responsáveis por um grande número de casos de demência e que a redução do isolamento social pode ter um enorme impacto na melhoria da qualidade de vida na velhice.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.