Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada.

A descoberta, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada GigaScience, ajudou a obter informação importante sobre este misterioso animal, cujo tamanho pode atingir as dimensões de um autocarro escolar.

Com grandes olhos e tentáculos capazes de capturar presas a 9 metros de distância, estes animais raramente são vistos no oceano e nunca foram capturados vivos. A Biologia deste cefalópode e até o seu processo de reprodução são um mistério para os cientistas.

Os especialistas analisaram várias famílias de genes antigas e já bem conhecidas das lulas-gigantes, comparando-as com outras quatro espécies de cefalópodes que já foram sequenciadas e com o próprio genoma humano, tal como explica o Science Daily.

Os cientistas descobriram que o genoma do animal está em linha com as suas enormes proporções: contém cerca de 2,7 mil milhões de pares de bases de ADN, ou seja, é aproximadamente 90% maior do que o genoma humano.

“No que respeita aos seus genes, descobrimos que as lulas gigantes são muito parecidas com outros animais”, disse Caroline Albertin, uma das autoras do estudo.

“Conseguir sequenciar o genoma da lula-gigante é um ponto importante para nos ajudar a entender o que é que faz de um cefalópode um cefalópode. [A descoberta] pode também ajudar a compreender como surgem genes novos na sua evolução e desenvolvimento”.

Apesar de o seu genoma ter sido sequenciado, este animal esconde ainda segredos: os cientistas não sabem ainda como é que a lula-gigante atingiu o seu tamanho gigante e como é que desenvolveu o maior cérebro entre os invertebrados. Falta ainda saber como é que conseguir obter a sua agilidade e capacidade de camuflagem instantânea.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …