Sepultura de mulher guerreira e o seu impressionante tesouro encontrados na Rússia

Foi encontrada no sul da Rússia a sepultura de uma mulher guerreira nobre, pertencente ao povo dos Sármatas, juntamente com um impressionante tesouro composto de jóias antigas e objectos de combate.

O valioso achado, que data do século I dC, deixou os boquiabertos arqueólogos, segundo os quais a mulher é uma nobre Sármata, um povo nómada guerreiro que vivia entre a Ásia central e os montes Urais.

As guerreiras Sármatas tiveram um papel fundamental na história, tendo sido a inspiração para as lendárias Amazonas, povo de mulheres guerreiras da mitologia grega.

O valor da descoberta foi classificado pelos arqueólogos de “incalculável”.

“A maioria das sepulturas antigas desta região foram há muito saqueadas, é uma sorte muito grande encontrar uma intacta”, diz Roman Mimokhod, arqueólogo do Instituto de Arqueologia da Academia das Ciências da Rússia, citado pelo Daily Mail.

Ao lado desta sepultura encontrava-se uma outra, de um homem que aparenta ser o consorte da guerreira, mas esta segunda tumba tinha já sido saqueada.

“Pensamos que estamos perante um duplo funeral, de uma nobre Sármata e do seu marido”, diz Mimokhod.

Além de jóias em ouro e prata, os arqueólogos encontraram na sepultura da guerreira mais de cem pontas de flecha em ferro e arreios, provavelmente do cavalo da guerreira.

No peito da guerreira encontrava-se uma gema com inscrições numa língua não identificada, que parece ser Fenício ou Aramaico antigo.

Aos seus pés, havia fragmentos de um recipiente de bronze com ornamentos florais e uma figura semelhante à cabeça de uma Medusa.

Uma análise preliminar aos dentes da guerreira indicam que a nobre Sármata terá sobrevivido às suas batalhas e vivido até uma idade muito avançada.

A sepultura foi encontrada durante escavações realizadas para a construção do novo aeroporto da cidade de Rostov-on-Don, no sul da Rússia.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …