/

Sensores implantados nos dentes podem detetar sal, álcool e outros alimentos

Capazes de controlar o que ingerimos, estes sensores são capazes de comunicar com dispositivos móveis através de tecnologia sem fios.

Com uma área de apenas quatro milímetros, estes sensores miniaturizados colados aos dentes podem detetar glucose, sal e álcool, com outras adaptações possíveis, de acordo com a investigação, divulgada no boletim Advanced Materials.

Os sensores são capazes de detetar nutrientes ou outras substâncias e poderão ser fiáveis para usar em investigação científica ou em saúde, segundo os investigadores da Universidade Tufts, no estado norte-americano do Massachusetts.

“Em teoria, podemos mudar a camada biossensível para detetar outros químicos, só estamos limitados pela nossa criatividade”, afirmou Fiorenzo Omenetto, professor de Engenharia.

Além disso, os sensores usam tecnologia de radiofrequência para ler dinamicamente e transmitir informação sobre o ambiente em que se encontra, quer esteja num dente, pele ou qualquer superfície.

Os novos sensores podem comunicar com dispositivos móveis através de tecnologia sem fios e são mais resistentes e práticos do que outros aparelhos de leitura.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.