/

Sensação de déjà vu finalmente explicada. Finalmente explicada

7

A sensação de déjà vu, de já ter visto ou sentido alguma situação antes, era até hoje um mistério, mas investigadores da Escócia têm uma nova explicação para essa estranha particularidade do cérebro.

Segundo Akira O’Connor, da Universidade de St Andrews, o déjà vu pode ser apenas resultado do nosso cérebro a verificar o seu próprio sistema de memória.

“O déjà vu é caracterizado por uma falsa sensação de familiaridade, acompanhada da consciência de que essa familiaridade não pode ser correta”, afirma o investigador ao Digital Trends.

Para realizar o estudo, os cientistas tentaram provocar artificialmente o déjà vu recorrendo a um método que funciona com a maioria das pessoas para criar falsas memórias, apresentando aos participantes uma série de palavras interligadas, sem revelar a palavra que as ligava, descreve a revista New Scientist.

Por exemplo, as palavras cama, almofada, sonho e noite foram todas apresentadas, mas o termo dormir, que liga todas estas, foi omitido.

Para certificar-se de que os participantes não tinham ouvido a palavra dormir, os investigadores perguntaram se eles ou não ouvido alguma palavra que começava com “D”, ao que responderam negativamente.

No entanto, quando os participantes foram mais tarde questionados sobre as palavras que tinham ouvido, a maioria pensava que se lembrava de ouvir a palavra dormir, apesar de saber que não a tinham ouvido, resultando numa sensação estranha de déjà vu em cerca de dois terços dos participantes.

Verificação de erros

Recorrendo à ressonância magnética funcional (fMRI), a equipa de investigadores observou que, quando o déjà vu ocorreu, as regiões mais ativas do cérebro dos participantes não foram aquelas normalmente associadas à memória, como o hipocampo.

Em vez disso, as áreas que se iluminaram durante a experiência de déjà vu foram as áreas frontais, tipicamente envolvidas na tomada de decisão.

Akira O’Connor, que tem vários artigos publicados sobre o tema, acredita que essas regiões frontais provavelmente monitorizam as nossas memórias à medida que são reproduzidas, à procura de erros no seu conteúdo. Como resultado, elas tornam-se ativas quando detectam uma irregularidade.

Os resultados recentes da investigação foram apresentados em julho na Conferência Internacional sobre Memória, em Budapeste.

Embora mais estudos sejam necessários para validar a teoria, esta sugere que o cérebro se envolve numa espécie de controlo de qualidade, monitorizando as próprias atividades, e sinalizando quaisquer erros que possam ocorrer.

Neste contexto, são as áreas frontais que parecem fazer a verificação de inconsistências entre o que lembramos que aconteceu e o que sabemos que aconteceu.

HypeScience

7 Comments

  1. Não acho que ficou finalmente explicada a sensação de dèjá-vu. Pelo que percebi do artigo, as experiências baseiam-se numa associação de palavras e isso não é dèjá-vu. Toda a gente sabe que o cérebro tem a capacidade de associar palavras quando falta palavras ou letras, é por isso que existem aqueles jogos engraçados em que se troca certas palavras por números e por associação conseguimos ler corretamente o que está escrito, porque o cérebro associa a frase com o que está em falta. Já tive experiências de dèjá-vu em que uma certa situação ou uma conversa com alguém dá-me a sensação que já aconteceu anteriormente apesar de saber que foi a 1ª vez que isso aconteceu. Como se já tivesse vivido aquela cena, aquela conversa na totalidade, aquela situação em particular. Não é uma associação de algumas palavras, é uma situação específica.

    • Também acho que o título é de uma arrogância atroz e bastante enganador. “Finalmente explicada”, é uma afirmação demasiado absoluta para um tema tão subtil e complexo. É claro que ficou provada a nossa capacidade de associar palavras mas, daí até “explicar” o Déjà Vu, simplesmente não tem nada a ver… Além disso, esta “experiência científica” é batoteira, porque SUGESTIONA os participantes perguntando-lhes se se lembram de uma palavra começada por “D” (dormir). Implantam essa sugestão no inconsciente das pessoas e é óbvio que o resultado é que dois terços das pessoas vão dizer que pensam ter escutado a palavra Dormir… Foram sugestionadas!!!… É a mesma coisa que aquele jogo mental de atirar a seguinte pergunta à queima-roupa: “O que é que a Vaca bebe?”… A maioria das pessoas, apressa-se a responder “Leite”, mas a resposta certa é “Água”. Quem bebe leite são as vitelas… As pessoas foram sugestionadas. Tal como neste teste. A única coisa que ficou provado neste teste é o poder de sugestionar e influenciar as pessoas a escolher determinadas palavras. O fenómeno do Déjà Vu é muito mais complexo, rico e subtil do que estes meros jogos de palavras… Estes “investigadores” são uns verdadeiros meninos amadores… E o ZAP foi um bocadinho sensacionalista demais, aqui… Não gostei.

  2. Também não acho que ficou esclarecido o fenómeno de déjá-vu. É muito estranho irmos a determinado local pela primeira vez, como já me aconteceu, e ter a sensação de que já lá estive antes. Isto acontece diversas vezes.

  3. Caros leitores,
    Obrigado pelos vossos reparos. A notícia foi atualizada para incluir mais informações sobre a experiência, tornando mais claro que esta, de acordo com o investigador, foi de facto capaz de recriar a sensação na maioria dos participantes.

  4. Então cada vez ++ vou tendo DÈJÀ -VUS!!!!?????….õ.õ ^.^…..
    Nunca sonhei tanto como agora aos 63 anos,!!!?????…..
    Será da –IDADE!!??..ooõ.õ ai uii farto-me de SONHAR e pareçe que estou a VIVER oa casos dos SONHOS como se fossem REALIDADE que as vezes acordo aos GRITOS e o CORAÇÃO a BATER TANTO que até pareçe que vai SALTAR do MEU PEITO!!!!!????…. XIÇA CARAMBA ,e ouço e pareçe que vejo tudo a ABANAR como se fossem BARRACAS CUBATAS a ABANAREM………….
    Adoro ler sobre RELIGIÕES CREDOS ,e ver os canais TV de COMENTARIOS sobre os PAÌSES e seus MODOS de VIDA etcetc!!!!????……
    Será DEJA-VUS das minhas outras VIDAS PASSADAS e as FUTURAS que vou PASSAR!!??…..õ.õ ^.^….
    Ja uma MEDIUM me disse que fui uma MULHER MA noutra VIDA PASSADA ,SERÀ!!??.. TERIA SIDO!!???….õ.õ o.o….mamamiaaa ai JESUSA e estou a ver no CANAL 2 da RTP COMENTARIOS sobre o PAIS da TAILANDIA -BANGUECOQUE etcetc ???? o.o. uiuiuizzzzzzzzzz…….
    AINDA VOU TER +++–DEJA- vuussssdussss……

    A.G.P. sexta-feira 26 de agosto de 2016

  5. minha filha tem djavus constantes, pelo menos uns 15 por dia, esse artigo falou, falou, falou… e aí tem tratamento, ela já não aguenta mais, desde os quinze anos, hoje está com 22 anos e não aguenta mais…. Nenhum neuro consegue descobrir um tratamento pra ela

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.