“A Senhora Bastonária é mentirosa”, diz o Hospital de São João

Tiago Petinga / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

A Bastonária dos Enfermeiros pediu, há uma semana, a demissão da enfermeira-diretora do Hospital de São João, no Porto. O hospital já reagiu: “Esta acusação é completamente falsa e só é possível por parte de uma personalidade narcísica a quem os espelhos negam a sua realidade. A Senhora Bastonária é mentirosa”.

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, acusa a enfermeira-diretora do Hospital de São João, no Porto, de a ter tentado agredir e de exercer funções de “forma ilegal”. E o hospital acusa a Bastonária de estar a mentir.

Numa carta endereçada ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, Ana Rita Cavaco pedia a demissão da enfermeira-diretora por esta estar a frequentar um doutoramento, o que a “leva a várias e longas ausências ao serviço”.

E, “provavelmente por força das ausências ao serviço para a realização do referido doutoramento, ignora todos os aspetos essenciais à implementação dos planos de ação de enfermagem e a sua integração no plano de ação global do hospital, bem como as decisões que têm vindo a ser tomadas no âmbito da gestão de pessoal”, lê-se na carta com data de dia 4 de julho, a que o Observador teve acesso.

No portal do hospital, o Conselho de Administração do Hospital publicou um esclarecimento, no qual afirma “a sua total confiança na Senhora Enfermeira-Diretora e manifesta-lhe total solidariedade após este ataque ignóbil”.

Além do mais, na carta, a Bastonária dá ainda conta de uma alegada “postura de exasperação e ameaça perante as questões colocadas pela Ordem dos Enfermeiros”, que “levou mesmo a uma tentativa de agressão à Senhora Bastonária por parte da referida Enfermeira-Diretora, apenas evitada pela rápida intervenção do Senhor Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, que necessitou de se levantar e empurrar para evitar a concretização da agressão”.

Ana Rita Cavaco acrescenta ainda que a alegada tentativa de agressão é merecedora de “censura penal e disciplinar“.

O hospital considera “grave a acusação referente a uma putativa tentativa de agressão à Senhora Bastonária por parte da Senhora Enfermeira-Diretora. Esta acusação é completamente falsa e só é possível por parte de uma personalidade narcísica a quem os espelhos negam a sua realidade. A Senhora Bastonária é mentirosa e a prova dos factos ser-lhe-á exigida noutros fóruns”.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Hahahaaa…
      Interesses instalados?!
      Ve-se logo que não conheces a personagem…
      O curriculo dela já diz tudo!
      Uma enfermeira que passa mais tempo nos tribunais e na politica do que nos hospitais….

      • Deixa ver se percebo bem. A Ana Avoila e o Mario Nogueira podem passar mais tempo em tribunais e na política do que nas escolas, mas esta não pode?

        • Quem??!
          Esses são bastonários de quê?
          Além disso, se o meu vizinho fôr um bandido, eu também posso ser?
          De resto, quem conhece esta personagem, sabe muito bem que é uma oportunista mafiosa e o seu passado fala por si!…

          • Perfeito! Exactamente a resposta que esperava, ponto por ponto. A pedido não tinha saído melhor. Estamos todos esclarecidos, obrigado.

  1. Esta gaja que se diz bastonária militante do PSD, tem como objetivo criar dificuldades ao governo e ao ministério da saude. É uma lacaia da direita de baixo caráter fanáticacontra tudo o que mexe e não é do partido. Já agora para que serve a ordem dos enfermeiros?

  2. Que raio de desOrdem :’) … cada vez que há noticias desta desOrdem so me apetece ir buscar o balde de picocas e ficar a assistir eheheheh

RESPONDER

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …