Senegal 0-2 Países Baixos | Laranja cínica resolve perto do fim

EPA/Abedin Taherkenareh

Países Baixos x Senegal | Mundial Qatar 2022

Os Países Baixos a ganharem “à italiana”. Agora sim, já vimos tudo no futebol.

O jogo desta primeira jornada do Mundial 2022 encaminhava-se sonolento para um nulo final, apesar do maior perigo criado pelo Senegal, quando, perto do fim, a “laranja” colocou-se na frente com o seu primeiro remate enquadrado.

E nos descontos confirmou uma vitória em que já poucos acreditavam, num rude golpe para um Senegal personalizado e que merecia mais do jogo.

Como se diz “laranja” em italiano?

Uma primeira parte quase sem balizas. As duas formações respeitaram-se talvez em demasia nesta etapa inicial, com a formação africana a bater-se muito bem ante uma “laranja” com mais bola, mas pouco “sumo” atacante. Assim, o Senegal foi a única a equipa a enquadrar um remate, numa fase de jogo que esteve longe de empolgar os adeptos.

Koulibaly, central do Senegal, foi o melhor da primeira metade, com um GoalPoint Rating de 6.1, expressão de quatro passes longos certos em sete e cinco alívios, mas também um passe para finalização.

O sono poderá ter tomado conta de alguns adeptos no segundo tempo. O jogo continuou muito táctico, com luta a meio-campo e poucas ocasiões de golo, ainda assim o Senegal continuou a ser a equipa mais perigosa, com Boulaye Dia e Gana Gueye muito perto de marcar. Porém, não o fizeram e os Países Baixos, no seu primeiro remate enquadrado em todo o jogo (!), chegaram à vantagem.

Excelente cruzamento de Frenkie de Jong da esquerda e Gakpo surgiu a desviar de cabeça, perante Édouard Mendy que ficou mal na fotografia. O Senegal sentiu o toque, atirou-se sem critério para a frente e bem dentro dos descontos surgiu o segundo. Depay rematou, Mendy não segurou a bola defendida e Klaassen surgiu a emendar. Estava fechada a partida.

Melhor em Campo: Andries Noppert

Surpresa na baliza dos Países Baixos, Noppert, guardião do Heerenveen, somou a primeira internacionalização pelo seu país e não desiludiu, tendo sido o melhor em campo e o principal responsável por o Senegal não ter marcado até ao primeiro da “laranja”. O guardião fez quatro defesas.

Destaques do Senegal

Sabaly (6.9) – O lateral-direito foi o melhor dos africanos, com destaque para três passes para finalização, oito ofensivos valiosos, o máximo de ações com bola no jogo (83) e oito ações defensivas.

Koulibaly (6.8) – O central foi o melhor da primeira parte e manteve o nível até final, apesar dos dois golos neerlandeses, terminando com sete passes longos certos em 13 e oito alívios, máximo da partida.

Destaques dos Países Baixos

Gakpo (7.1) – Aquele que foi considerado o melhor jogador da Eredivisie desbloqueou o jogo, cum um golo que acabou por desorganizar a equipa senegalesa. Gakpo fez três passes para finalização, cinco ofensivos valiosos, três conduções progressivas e uma super progressiva.

Frenkie de Jong (7.0) – O “maestro” do meio-campo neerlandês teve nos pés um bom lance na primeira parte, mas destacou-se pela brilhante assistência para o 2-0. No total somou dois passes para finalização, quatro conduções progressivas e dois bloqueios de remate.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.