Há um senão em impedir que o iPhone tenha acesso à sua localização

No caso de um iPhone, desativar os recursos de rastreamento e localização tem um preço caro: o desgaste prematuro da bateria.

Há pessoas que pensam duas vezes antes de permitir que o smartphone tenha acesso à localização por questões de segurança e privacidade. Aliás, a recomendação geral tende a ser que os utilizadores interrompam os recursos de rastreamento e localização dos seus equipamentos, mas há desvantagens para os utilizadores de iPhone.

Adrian Kingsley-Hughes, autor conhecido pelas suas publicações sobre tecnologia, escreveu um artigo no ZDNet no qual explica que desativar este tipo de busca pode fazer com que os iPhones se desgastem prematuramente.

Apesar de parecer não haver ligação entre estes dois fatores, o especialista em tecnologia explica que é necessário entender o motivo pelo qual a Apple recolhe estes dados. Na verdade, e ao contrário do que se costuma pensar, os resultados do rastreamento e localização ficam armazenados no próprio dispositivo e não são enviados para a empresa.

Os dados recolhidos do iPhone têm como objetivo otimizar o dispositivo de acordo com os hábitos do utilizador através de machine learning, redes neuronais artificiais treinadas por Inteligência Artificial.

Segundo Kingsley-Hughes, o rastreamento faz parte dos dados recolhidos pelo iPhone que tornam o machine learning mais inteligente. Este, por sua vez, é usado para determinar se o iPhone deve ativar o carregamento otimizado da bateria quando é conectado ao cabo de alimentação, por exemplo.

Os dados são também usados para muitas otimizações em aplicações como Fotografias, Mapas, Calendário, e serviços de sistema, como o carregamento da bateria. Além disso, os dados são criptografados e não podem ser lidos pela Apple.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …