Senadores democratas pedem renúncia de Trump por assédio sexual

Shawn Thew / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

As três mulheres que acusaram o atual Presidente norte-americano de assédio sexual em 2016 exigem a abertura de um inquérito no Congresso. Senadores democratas defendem a renúncia de Donald Trump da Presidência dos EUA.

“Em outros setores da sociedade, as pessoas são responsabilizadas por comportamentos inapropriados, mas não o Presidente”, afirmou agora Jessica Leeds, uma das três mulheres que acusaram Donald Trump de assédio sexual, em 2016.

As declarações de Jessica Leeds surgem numa altura em que têm surgido diversas acusações de assédio sexual a várias figuras quer do mundo da política, quer do mundo do entretenimento nos Estados Unidos.

Segundo o Expresso, Leeds, atualmente com 75 anos, acusa Trump de lhe ter tocado em várias partes do corpo sem a sua permissão, durante uma viagem de avião na década de 1970.

Temple Taggart, vencedora do concurso de misses do Estado norte-americano do Utah, em 1997, também assegura que o chefe de Estado teve comportamentos indevidos.

Numa entrevista à NBC, as mulheres que acusam Trump de assédio sexual exigiram a abertura de um inquérito no Congresso norte-americano.

“Peço aos membros do Congresso que deixem de lado a sua filiação política e investiguem os comportamentos sexuais inapropriados do senhor Trump”, pediu Rachel Crooks, que afirma ter sido beijada pelo presidente norte-americano, em 2005, sem o seu consentimento. Na altura, Rachel era rececionista na Trump Tower.

Rachel reforça que “o correto seria Donald Trump renunciar, mas não acho que o faça”. O único pedido que deixa ao Congresso é “que se encarregue disso”.

Mas Rachel não é a única a considerar que a renúncia de Trump da Presidência dos EUA é o mais certo. Durante uma entrevista concedida à jornalista Christiane Amanpour, a senadora democrata Kristen Gillibrand afirmou que o atual Presidente “deveria ser investigado e deveria, também, resignar”.

“Estas são alegações muito credíveis de mau comportamento e atividade criminosa”, declarou a senadora. Cory Booker, por Nova Jersey, e Jeff Merkley, pelo Oregon, ambos senadores democratas, também pediram a renúncia de Trump, segundo a revista IstoÉ.

O senador democrata Ron Wyden também apoia a realização de uma investigação no Congresso e defende que “ninguém está acima da lei”.

Trump diz que acusações são falsas

O Presidente norte-americano afirmou, esta terça-feira, que está a ser alvo de “falsas acusações” de assédio sexual, por parte de “mulheres que não conhece”. Trump acusa ainda os democratas e a imprensa de participarem numa campanha contra ele.

Segundo a agência Lusa, a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders já tinha negado as acusações na segunda-feira, prometendo fornecer uma lista de testemunhas oculares cujas declarações absolviam Trump dos comportamentos inapropriados. Até ao final do dia, a porta-voz não forneceu qualquer lista à imprensa dos EUA.

Desde que as acusações se tornaram públicas, acabaram por ser reforçadas com a divulgação de um vídeo, em 2005, no qual Trump se gabava de tirar partido das mulheres (agarrá-las pelos genitais) devido ao facto de ser uma figura famosa. Trump negou a acusação e até disse que não era ele no vídeo, no qual apenas se ouvia a sua voz.

O Presidente interpretou o facto de ter ganho as eleições como uma confirmação de que não fez nada de incorreto.

Recentemente, Trump deu o seu apoio formal a Roy Moore, um candidato republicano ao Senado pelo Estado do Alabama que foi acusado por oito mulheres de abuso sexual durante a década de 1970, quando algumas delas eram menores. Esse apoio fez ressurgir as acusações de assédio contra Trump.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. …uma delas deve ser a outra Senhora, que andou a dizer “me too” e depois afinal o que ela queria dizer era, “Eu também comi o puto”… lol…lol… aquele miúdo é o orgulho de qualquer Pai… a derrota nas eleições ainda não foi engolida pelos Socialistas Americanos… e isto é jornalismo rasca… lol…lol…

RESPONDER

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …