Senadores democratas pedem renúncia de Trump por assédio sexual

Shawn Thew / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

As três mulheres que acusaram o atual Presidente norte-americano de assédio sexual em 2016 exigem a abertura de um inquérito no Congresso. Senadores democratas defendem a renúncia de Donald Trump da Presidência dos EUA.

“Em outros setores da sociedade, as pessoas são responsabilizadas por comportamentos inapropriados, mas não o Presidente”, afirmou agora Jessica Leeds, uma das três mulheres que acusaram Donald Trump de assédio sexual, em 2016.

As declarações de Jessica Leeds surgem numa altura em que têm surgido diversas acusações de assédio sexual a várias figuras quer do mundo da política, quer do mundo do entretenimento nos Estados Unidos.

Segundo o Expresso, Leeds, atualmente com 75 anos, acusa Trump de lhe ter tocado em várias partes do corpo sem a sua permissão, durante uma viagem de avião na década de 1970.

Temple Taggart, vencedora do concurso de misses do Estado norte-americano do Utah, em 1997, também assegura que o chefe de Estado teve comportamentos indevidos.

Numa entrevista à NBC, as mulheres que acusam Trump de assédio sexual exigiram a abertura de um inquérito no Congresso norte-americano.

“Peço aos membros do Congresso que deixem de lado a sua filiação política e investiguem os comportamentos sexuais inapropriados do senhor Trump”, pediu Rachel Crooks, que afirma ter sido beijada pelo presidente norte-americano, em 2005, sem o seu consentimento. Na altura, Rachel era rececionista na Trump Tower.

Rachel reforça que “o correto seria Donald Trump renunciar, mas não acho que o faça”. O único pedido que deixa ao Congresso é “que se encarregue disso”.

Mas Rachel não é a única a considerar que a renúncia de Trump da Presidência dos EUA é o mais certo. Durante uma entrevista concedida à jornalista Christiane Amanpour, a senadora democrata Kristen Gillibrand afirmou que o atual Presidente “deveria ser investigado e deveria, também, resignar”.

“Estas são alegações muito credíveis de mau comportamento e atividade criminosa”, declarou a senadora. Cory Booker, por Nova Jersey, e Jeff Merkley, pelo Oregon, ambos senadores democratas, também pediram a renúncia de Trump, segundo a revista IstoÉ.

O senador democrata Ron Wyden também apoia a realização de uma investigação no Congresso e defende que “ninguém está acima da lei”.

Trump diz que acusações são falsas

O Presidente norte-americano afirmou, esta terça-feira, que está a ser alvo de “falsas acusações” de assédio sexual, por parte de “mulheres que não conhece”. Trump acusa ainda os democratas e a imprensa de participarem numa campanha contra ele.

Segundo a agência Lusa, a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders já tinha negado as acusações na segunda-feira, prometendo fornecer uma lista de testemunhas oculares cujas declarações absolviam Trump dos comportamentos inapropriados. Até ao final do dia, a porta-voz não forneceu qualquer lista à imprensa dos EUA.

Desde que as acusações se tornaram públicas, acabaram por ser reforçadas com a divulgação de um vídeo, em 2005, no qual Trump se gabava de tirar partido das mulheres (agarrá-las pelos genitais) devido ao facto de ser uma figura famosa. Trump negou a acusação e até disse que não era ele no vídeo, no qual apenas se ouvia a sua voz.

O Presidente interpretou o facto de ter ganho as eleições como uma confirmação de que não fez nada de incorreto.

Recentemente, Trump deu o seu apoio formal a Roy Moore, um candidato republicano ao Senado pelo Estado do Alabama que foi acusado por oito mulheres de abuso sexual durante a década de 1970, quando algumas delas eram menores. Esse apoio fez ressurgir as acusações de assédio contra Trump.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. …uma delas deve ser a outra Senhora, que andou a dizer “me too” e depois afinal o que ela queria dizer era, “Eu também comi o puto”… lol…lol… aquele miúdo é o orgulho de qualquer Pai… a derrota nas eleições ainda não foi engolida pelos Socialistas Americanos… e isto é jornalismo rasca… lol…lol…

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …