Senador francês suspeito de drogar deputada para a violar

Senat.fr

O senador francês Joël Guerriau.

O senador francês Joël Guerriau.

O senador Joël Guerriau foi detido por suspeitas de que drogou uma colega deputada com a intenção de a violar. O incidente terá ocorrido na casa do político de centro-direita em Paris.

Guerriau terá colocado ecstasy na bebida da deputada Sandrine Josso que conhece há vários anos, durante um serão na sua casa em Paris. Os dois eram amigos, mas não manteriam qualquer relação íntima, segundo os media franceses.

O advogado do senador, Rémi-Pierre Drai, revelou aos media que Guerriau é suspeito de “administração sem o conhecimento de Sandrine Josso de uma substância susceptível de prejudicar o seu julgamento ou o controlo das suas acções, a fim de cometer violação ou agressão sexual”, como cita o jornal francês Le Monde.

Está ainda indiciado por “posse e uso de substâncias classificadas como estupefacientes“, segundo o advogado.

Uma taça de champanhe que caiu mal…

A deputada alega que se sentiu mal depois de ter tomado uma taça de champanhe na casa do senador de 66 anos.

De seguida, diz que viu Guerriau a “agarrar um pequeno saco de plástico contendo algo branco” e que entendeu, então, que o senador “a estava a drogar sem o seu conhecimento”, conta a advogada de Josso, Julia Minkowski, citada pelo Le Monde.

Guerriau integra o grupo parlamentar de centro-direita designado por “Independentes” e é ainda Secretário do Senado e vice-presidente da Comissão de Relações Externas, Defesa e Forças Armadas.

Banqueiro de profissão, foi eleito para o Senado em 2011.

Expulso do seu partido

Depois da revelação das suspeitas, foi expulso do partido a que aderiu em 2022, o Horizons do antigo primeiro-ministro francês Edouard Philippe.

Uma nota do Horizons salienta que, no partido, estão “profundamente chocados” com o caso, o que levou à suspensão imediata do senador “por unanimidade”.

Entretanto, o Horizons vai abrir um processo disciplinar que pode culminar com a sua expulsão definitiva do partido.

Guerriau foi indiciado depois de “uma confrontação de duas horas” com Josso nas instalações da Polícia Judiciária de Paris, como relata o Le Monde.

As análises efectuadas à queixosa detectaram a presença de ecstasy. E a substância foi também encontrada nas buscas realizadas no escritório do senador e na sua residência.

Senador fala de “erro de manuseamento”

O advogado do senador alega que este “nunca quis administrar à sua colega de trabalho, e amiga de longa data, uma substância para abusar dela”. Foi simplesmente “um erro de manuseamento que causou o dramático transtorno sofrido” pela deputada, refere Drai.

O senhor Guerriau não é um predador, não é fã da submissão química, é um homem honesto, respeitado e respeitável, que irá restaurar a sua honra e a da sua família”, aponta ainda o advogado.

Sandrine Josso “ainda está em estado de choque” e a viver “um sentimento de traição e total incompreensão”, conta a sua advogada ao Le Monde.

Joël Guerriau era um amigo há dez anos, em quem ela tinha total confiança”, explica Julia Minkowski, notando que a deputada “teve que empregar forças físicas e intelectuais monumentais para superar o seu terror e libertar-se desta emboscada no último minuto”.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.