EUA paralisados há três dias. Senado retoma negociações

Stephen D. Melkisethian / Flickr

Edifício do Capitólio / Senado norte-americano, em Washington

O Senado dos EUA vai prosseguir as negociações sobre um orçamento provisório, prevendo-se para esta segunda-feira a votação de um acordo que permita reabrir a administração federal.

O Senado norte-americano vai prosseguir as negociações sobre um orçamento provisório. Para esta segunda-feira está prevista a votação de um eventual acordo que permita reabrir a administração federal, encerrada parcialmente desde sexta-feira, na véspera do primeiro aniversário da administração de Donald Trump.

Perante a ausência de um acordo orçamental entre os republicanos e os democratas para a votação, o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, anunciou que as negociações serão retomadas esta segunda-feira, numa votação agendada para o meio-dia (17h em Lisboa).

Os senadores vão levar a votos um projeto-lei que permita manter a administração federal em funcionamento até ao próximo dia 8 de fevereiro.

A proposta daria mais tempo aos republicanos e aos democratas para negociar orçamentos definitivos para o ano fiscal de 2018. No entanto, não é claro que esteja garantido o mínimo de 60 votos necessários para que a iniciativa seja aprovada.

“Ainda temos de alcançar um acordo para seguir em frente”, disse este domingo à noite Chuck Schumer, líder da minoria democrata na câmara alta do Congresso.

Os republicanos estão cada vez mais confiantes de que os democratas, alvos de críticas pelo shutdown, acabarão por ceder para não serem responsabilizados pela paralisação parcial do governo – isto apesar de serem os republicanos a deterem maioria nas duas câmaras, para além de controlarem a Casa Branca.

Este domingo, a administração Trump garantiu que os republicanos não vão negociar com os democratas sobre a imigração até que esta situação seja ultrapassada.

O governo federal norte-americano está paralisado parcialmente desde a meia-noite de sexta para sábado, situação conhecida como shutdown, devido à falta de um acordo entre republicanos e democratas no Senado sobre uma proposta de orçamento provisório para manter os serviços a funcionar.

Os democratas condicionaram o seu apoio ao projeto orçamental à regularização de cerca de 800 mil jovens imigrantes sem documentos, conhecidos como Dreamers, que chegaram aos Estados Unidos ainda crianças.

Em outubro de 2013, durante a presidência de Barack Obama, um bloqueio orçamental semelhante levou a 16 dias de paralisação da maior parte dos serviços públicos.

 

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.