Sémen pode ser a solução para combater pragas de lampreias

O sémen humano pode ser a inesperada arma no combate às lampreias, que em alguns países são espécies invasivas que ameaçam outros negócios. O segredo está na espermina presente no sémen, que se revela um afrodisíaco para as fêmeas destes peixes.

Apesar de em Portugal a lampreia ser uma iguaria gastronómica, noutros países, como nos Estados Unidos, é considerada uma verdadeira praga. O fenómeno não é recente e, há cerca de dez anos, os americanos gastavam 20 milhões de dólares por ano no combate à lampreia, que constitui uma ameaça para a pesca recreativa do país.

Agora, cientistas encontraram uma possível solução para este problema e, apesar de pouco convencional, parece ser um sucesso garantido. A espermina, um composto odorífero do sémen humano, mostrou ser um verdadeiro afrodisíaco para as lampreias. Os resultados da investigação foram publicados, esta terça-feira, na revista PLOS Bioaltalogy.



“Descobrimos que o sémen contém espermina, uma feromona altamente específica e potente, que atrai apenas fêmeas”, disse o autor do estudo, Weiming Li. “As fêmeas provavelmente usam a espermina para identificar machos que estão ativamente a libertar esperma”, explicou.

Estas feromonas libertadas pelos machos servem para atrair as fêmeas para acasalamento. A monogamia não é propriamente uma característica das populações de lampreias, já que as fêmeas acasalam com vários machos e desovam várias vezes por hora. As fêmeas parecem guiar-se pela feromona, sendo esta a primeira vez que este comportamento é documentado por cientistas.

Depois de realizados quase 12 mil testes, os investigadores descobriram que as fêmeas de lampreia também detetavam a espermina, mesmo em baixos níveis. Em termos de comparação, bastava apenas uma pinga deste composto numa piscina para que as lampreias conseguissem farejar este afrodisíaco — explica o Futurity.

Os cientistas vão agora determinar se este composto tem o poder para travar as pragas desta espécie invasiva que afeta alguns países. As lampreias são parasitas e, para se alimentarem, fixam a sua boca noutros peixes e mamíferos marinhos. Com os seus dentes rasgam a pele do hospedeiro e com a saliva, que impede a coagulação, sugam o sangue.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …