Sémen pode ser a solução para combater pragas de lampreias

O sémen humano pode ser a inesperada arma no combate às lampreias, que em alguns países são espécies invasivas que ameaçam outros negócios. O segredo está na espermina presente no sémen, que se revela um afrodisíaco para as fêmeas destes peixes.

Apesar de em Portugal a lampreia ser uma iguaria gastronómica, noutros países, como nos Estados Unidos, é considerada uma verdadeira praga. O fenómeno não é recente e, há cerca de dez anos, os americanos gastavam 20 milhões de dólares por ano no combate à lampreia, que constitui uma ameaça para a pesca recreativa do país.

Agora, cientistas encontraram uma possível solução para este problema e, apesar de pouco convencional, parece ser um sucesso garantido. A espermina, um composto odorífero do sémen humano, mostrou ser um verdadeiro afrodisíaco para as lampreias. Os resultados da investigação foram publicados, esta terça-feira, na revista PLOS Bioaltalogy.

“Descobrimos que o sémen contém espermina, uma feromona altamente específica e potente, que atrai apenas fêmeas”, disse o autor do estudo, Weiming Li. “As fêmeas provavelmente usam a espermina para identificar machos que estão ativamente a libertar esperma”, explicou.

Estas feromonas libertadas pelos machos servem para atrair as fêmeas para acasalamento. A monogamia não é propriamente uma característica das populações de lampreias, já que as fêmeas acasalam com vários machos e desovam várias vezes por hora. As fêmeas parecem guiar-se pela feromona, sendo esta a primeira vez que este comportamento é documentado por cientistas.

Depois de realizados quase 12 mil testes, os investigadores descobriram que as fêmeas de lampreia também detetavam a espermina, mesmo em baixos níveis. Em termos de comparação, bastava apenas uma pinga deste composto numa piscina para que as lampreias conseguissem farejar este afrodisíaco — explica o Futurity.

Os cientistas vão agora determinar se este composto tem o poder para travar as pragas desta espécie invasiva que afeta alguns países. As lampreias são parasitas e, para se alimentarem, fixam a sua boca noutros peixes e mamíferos marinhos. Com os seus dentes rasgam a pele do hospedeiro e com a saliva, que impede a coagulação, sugam o sangue.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Catalunha em estado de sítio. Governo pede protestos pacíficos e acusa "infiltrados e provocadores"

O presidente do Governo da Catalunha, Quim Torra, condenou ao final da noite de quarta-feira os protestos violentos que se registam há três dias na região e acusou um grupo de infiltrados de estar a …

Há acordo para o Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta quinta-feira que alcançou “um grande acordo” com a União Europeia para o Brexit. "Temos um ótimo novo acordo", afirmou, esta quinta-feira, Boris Johnson no Twitter. O primeiro-ministro britânico anunciou …

Encontrados 20 sarcófagos de madeira bem conservados no Egito

Uma equipe de arqueólogos descobriu pelo menos 20 sarcófagos em bom estado de conservação numa tumba antiga perto da cidade de Luxor, no sul do Egito, revelou o Ministério de Antiguidades egípcio esta semana. De acordo …

Tomás Correia pode deixar o Montepio em breve

Tomás Correira, presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), pode estar prestes a deixar a liderança da instituição bancária. Segundo o Expresso, o gestor pode abandonar o cargo já na próxima semana. De acordo com …

Lionel Messi recebe sexta Bota de Ouro, 15 anos após a sua estreia

O futebolista argentino Lionel Messi recebeu hoje das mãos dos seus dois filhos mais velhos, Thiago e Mateo, a sexta 'Bota de Ouro' da carreira, numa cerimónia realizada em Barcelona. "Não podia ter conseguido nem sequer …

Brexit. Unionistas da Irlanda do Norte não apoiam novo plano de Boris Johnson

O Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte (DUP), determinante para o acordo sobre o Brexit, disse esta quinta-feira que “tal como estão as coisas” não pode aceitar o pacto que Londres está a negociar …

Votos dos emigrantes elegeram dois deputados do PS e mais dois do PSD

Os votos dos emigrantes portugueses elegeram dois deputados do PS e dois do PSD, segundo os resultados divulgados no site da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral. De acordo com os dados conhecidos …

Os "bons velhos tempos" foram assim tão bons? A felicidade dos últimos 200 anos foi medida pela primeira vez

Os "bons velhos tempos" foram assim tão bons? Uma equipa de psicólogos construiu um método para medir a felicidade histórica. Os resultados, para quatro nações, eram esperados - mas também uma surpresa. A ideia de que …

Rios ocultos de água quente estão a derreter o gelo da Antártida

O gelo antártico está a ser desestabilizado por rios ocultos e invertidos de água quente que correm por baixo das plataformas, derretendo-as. Os cientistas conhecem estes canais basais nas plataformas de gelo há vários anos, mas …

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …