Sémen pode ser a solução para combater pragas de lampreias

O sémen humano pode ser a inesperada arma no combate às lampreias, que em alguns países são espécies invasivas que ameaçam outros negócios. O segredo está na espermina presente no sémen, que se revela um afrodisíaco para as fêmeas destes peixes.

Apesar de em Portugal a lampreia ser uma iguaria gastronómica, noutros países, como nos Estados Unidos, é considerada uma verdadeira praga. O fenómeno não é recente e, há cerca de dez anos, os americanos gastavam 20 milhões de dólares por ano no combate à lampreia, que constitui uma ameaça para a pesca recreativa do país.

Agora, cientistas encontraram uma possível solução para este problema e, apesar de pouco convencional, parece ser um sucesso garantido. A espermina, um composto odorífero do sémen humano, mostrou ser um verdadeiro afrodisíaco para as lampreias. Os resultados da investigação foram publicados, esta terça-feira, na revista PLOS Bioaltalogy.



“Descobrimos que o sémen contém espermina, uma feromona altamente específica e potente, que atrai apenas fêmeas”, disse o autor do estudo, Weiming Li. “As fêmeas provavelmente usam a espermina para identificar machos que estão ativamente a libertar esperma”, explicou.

Estas feromonas libertadas pelos machos servem para atrair as fêmeas para acasalamento. A monogamia não é propriamente uma característica das populações de lampreias, já que as fêmeas acasalam com vários machos e desovam várias vezes por hora. As fêmeas parecem guiar-se pela feromona, sendo esta a primeira vez que este comportamento é documentado por cientistas.

Depois de realizados quase 12 mil testes, os investigadores descobriram que as fêmeas de lampreia também detetavam a espermina, mesmo em baixos níveis. Em termos de comparação, bastava apenas uma pinga deste composto numa piscina para que as lampreias conseguissem farejar este afrodisíaco — explica o Futurity.

Os cientistas vão agora determinar se este composto tem o poder para travar as pragas desta espécie invasiva que afeta alguns países. As lampreias são parasitas e, para se alimentarem, fixam a sua boca noutros peixes e mamíferos marinhos. Com os seus dentes rasgam a pele do hospedeiro e com a saliva, que impede a coagulação, sugam o sangue.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …