/

Semana de 4 dias. Há 30 empresas interessadas em Portugal

Desde novembro até agora, 30 empresas demonstraram interesse em participar do projeto-piloto da semana de quatro dias, que terá início no segundo trimestre de 2023, segundo avançou o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.

“Este era o número mínimo que tínhamos estimado e penso que continuará a crescer”, indicou o responsável ao Público, acrescentando que está a contar “que os parceiros sociais possam também fazer alguma divulgação adicional, mesmo os que não estão tão entusiastas do projeto, mas que se comprometeram-se a divulgá-lo pelas suas associadas”.

Das empresas interessadas, cinco são do setor do comércio, quatro da arquitetura e da engenharia, quatro das tecnologias de informação, três da indústria, três de consultoria e gestão e três da contabilidade e serviços jurídicos. Mais de metade são pequenas empresas, havendo nove microempresas, quatro médias e três grandes.

“Estava à espera que houvesse mias preponderância das empresas tecnológicas, mas afinal temos uma distribuição por diferentes setores e gostei de ver que há empresas da área do indústria e do comércio”, continuou o secretário de Estado.

Como noticiado na terça-feira, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) vai financiar o programa-piloto até 350 mil euros.

O programa-piloto consiste na avaliação da implementação da semana de quatro dias, com a correspondente redução do número de horas de trabalho, sem diminuição da retribuição, sendo dirigido às entidades empregadoras e respetivos trabalhadores que voluntariamente queiram aderir.

O secretário de Estado referiu que o protocolo com a universidade deverá custar 85 mil euros, enquanto o da fundação terá um custo de 155 mil euros, a que acrescem 55 mil euros de IVA. O restante valor destina-se às despesas do próprio IEFP.

A Birkbeck University of London designará um coordenador científico e a equipa científica para auxiliar na elaboração de conteúdos de informação, sensibilização e divulgação, bem como do desenho de instrumentos de recolha e de análise de dados.

À 4 Day Week Global Foundation prestará apoio técnico às entidades empregadoras participantes no programa-piloto, sendo este executado mediante a celebração de acordos de cooperação técnica e financeira, entre o IEFP, a Birkbeck University of London e a 4 Day Week Global Foundation.

Os trabalhadores poderão recusar-se a participar no projeto.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.