Jogo de tronos. No PSD todos o querem, no CDS são mais os que dele fogem

Assunção Cristas abandona a liderança, enquanto que Rui Rio vai à luta para a manter. O CDS e o PSD reúnem esta semana os órgãos máximos dos partidos.

O CDS e o PSD perderam mais de 400 mil eleitores em relação às legislativas de 2015, e, se recuarmos até 2011, o cenário é ainda mais negro: juntos, democratas-cristãos e sociais-democratas perderam, até agora, mais de um milhão de votos.

Depois de uma noite eleitoral longa e não muito feliz, Rui Rio vai tentar a recandidatura, mesmo quando há muita gente com vontade de derrubar o atual líder. Pelo contrário, Assunção Cristas assumiu a derrota, reconheceu a responsabilidade  e pediu para que a deixassem “descansar”.

Na quarta-feira, terá lugar a reunião da comissão permanente (núcleo duro da direção) e da Comissão Política Nacional do PSD e, até lá, espera-se que Rui  Rio desfaça finalmente o tabu e confirme que é mesmo candidato à liderança do partido.

Com Luís Montenegro na corrida, Miguel Pinto Luz também vai avançar. Aliás, segundo o Expresso, Pinto Luz só espera o sinal do presidente do partido para formalizar a candidatura: o social-democrata até já tem equipa de comunicação e apoios importantes, como Carlos Carreiras ou José Eduardo Martins, mas não tem pressa.

Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do Ambiente de Pedro Passos Coelho, nunca escondeu a vontade de se candidatar, mas, numa corrida altamente bipolarizada, sobra-lhe pouco espaço. Paulo Rangel também parece afastado da corrida: era o plano B preferido dos apoiantes de Rio, mas nunca quis verdadeiramente avançar. Com Rio na luta, a questão deixa de o ser.

Miguel Morgado também parece cada vez mais distante da corrida. Certo é que irá apresentar uma moção ao congresso para condicionar o debate sobre o futuro do partido e da direita, mas, como o próprio reconheceu ao Expresso, terá de avaliar se tem “os meios necessários” antes de “apresentar uma candidatura”.

Quanto ao CDS, a pergunta que se impõe é: quem sucede a Cristas? No Largo das Caldas, a lista dos que já se puseram fora da corrida é proporcional à lista dos que querem fazer frente a Rio. Diogo Feio, Pires de Lima, Mota Soares, Telmo Correia, Nuno Melo e Adolfo Mesquita Nunes já disseram que não.

João Almeida, um dos cinco sobreviventes do grupo parlamentar do CDS e ex-secretário de Estado da Administração Interna do Governo de Passos Coelho, é um dos sobreviventes, sendo que o mais longe que foi até ao momento foi dizer que se sentia “obrigado” a ponderar uma candidatura.

O ex-deputado Filipe Lobo d’Ávila, da ala mais conservadora do partido, foi um bocadinho mais audaz e assumiu a abertura para uma possível candidatura à liderança do CDS. Francisco Rodrigues dos Santos, líder da Juventude Popular, está a ponderar intrometer-se nesta guerra, onde quer ter uma palavra a dizer no futuro do partido.

No entanto, até ao momento, candidato oficial só há um: Abel Matos Santos, da ultraminoritária Tendência Esperança e Movimento. Segundo o Expresso, na próxima quinta-feira, o Conselho Nacional do CDS reúne-se e espera-se que até lá todos os cenários sejam mais claros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Diz bem, e depois aparecem mais um ou dois deficientes políticos/oportunistas e acabamos como a Espanha, Itália, França, Hungria e outros. Os líderes partidários não são treinadores de futebol. Têm de se impor e ganhar confiança.

RESPONDER

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …