Jogo de tronos. No PSD todos o querem, no CDS são mais os que dele fogem

Assunção Cristas abandona a liderança, enquanto que Rui Rio vai à luta para a manter. O CDS e o PSD reúnem esta semana os órgãos máximos dos partidos.

O CDS e o PSD perderam mais de 400 mil eleitores em relação às legislativas de 2015, e, se recuarmos até 2011, o cenário é ainda mais negro: juntos, democratas-cristãos e sociais-democratas perderam, até agora, mais de um milhão de votos.

Depois de uma noite eleitoral longa e não muito feliz, Rui Rio vai tentar a recandidatura, mesmo quando há muita gente com vontade de derrubar o atual líder. Pelo contrário, Assunção Cristas assumiu a derrota, reconheceu a responsabilidade  e pediu para que a deixassem “descansar”.

Na quarta-feira, terá lugar a reunião da comissão permanente (núcleo duro da direção) e da Comissão Política Nacional do PSD e, até lá, espera-se que Rui  Rio desfaça finalmente o tabu e confirme que é mesmo candidato à liderança do partido.

Com Luís Montenegro na corrida, Miguel Pinto Luz também vai avançar. Aliás, segundo o Expresso, Pinto Luz só espera o sinal do presidente do partido para formalizar a candidatura: o social-democrata até já tem equipa de comunicação e apoios importantes, como Carlos Carreiras ou José Eduardo Martins, mas não tem pressa.

Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do Ambiente de Pedro Passos Coelho, nunca escondeu a vontade de se candidatar, mas, numa corrida altamente bipolarizada, sobra-lhe pouco espaço. Paulo Rangel também parece afastado da corrida: era o plano B preferido dos apoiantes de Rio, mas nunca quis verdadeiramente avançar. Com Rio na luta, a questão deixa de o ser.

Miguel Morgado também parece cada vez mais distante da corrida. Certo é que irá apresentar uma moção ao congresso para condicionar o debate sobre o futuro do partido e da direita, mas, como o próprio reconheceu ao Expresso, terá de avaliar se tem “os meios necessários” antes de “apresentar uma candidatura”.

Quanto ao CDS, a pergunta que se impõe é: quem sucede a Cristas? No Largo das Caldas, a lista dos que já se puseram fora da corrida é proporcional à lista dos que querem fazer frente a Rio. Diogo Feio, Pires de Lima, Mota Soares, Telmo Correia, Nuno Melo e Adolfo Mesquita Nunes já disseram que não.

João Almeida, um dos cinco sobreviventes do grupo parlamentar do CDS e ex-secretário de Estado da Administração Interna do Governo de Passos Coelho, é um dos sobreviventes, sendo que o mais longe que foi até ao momento foi dizer que se sentia “obrigado” a ponderar uma candidatura.

O ex-deputado Filipe Lobo d’Ávila, da ala mais conservadora do partido, foi um bocadinho mais audaz e assumiu a abertura para uma possível candidatura à liderança do CDS. Francisco Rodrigues dos Santos, líder da Juventude Popular, está a ponderar intrometer-se nesta guerra, onde quer ter uma palavra a dizer no futuro do partido.

No entanto, até ao momento, candidato oficial só há um: Abel Matos Santos, da ultraminoritária Tendência Esperança e Movimento. Segundo o Expresso, na próxima quinta-feira, o Conselho Nacional do CDS reúne-se e espera-se que até lá todos os cenários sejam mais claros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Diz bem, e depois aparecem mais um ou dois deficientes políticos/oportunistas e acabamos como a Espanha, Itália, França, Hungria e outros. Os líderes partidários não são treinadores de futebol. Têm de se impor e ganhar confiança.

RESPONDER

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …