O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar.
Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que não requer qualquer zaragatoa: basta entrar na “cabine de gritos” e gritar ou cantar algo. Um purificador de ar industrial recolhe todas as partículas emitidas, que são depois analisadas para se detetar o SARS-CoV-2, responsável pela doença.
Um “dispositivo de medição em escala nanométrica” também ajuda a identificar o vírus pelo tamanho, num processo que demora apenas cerca de três minutos.
“Se estiver infetado com covid-19 e infeccioso, ao gritar ou a cantar, espalha dezenas de milhares de partículas que contêm o vírus”, explicou, citado pela Reuters.
https://twitter.com/ReutersScience/status/1367548754463772673
Para testar o método, o empreendedor holandês montou uma cabine nos arredores de Amesterdão, perto de um centro de testes. Depois, convidou pessoas que tinham o resultado do teste PCR, feito anteriormente, para experimentar a “cabine dos gritos”.
“É sempre muito bom gritar quando ninguém consegue ouvir-nos”, comentou Soraya Assoud, de 25 anos, que precisava de um teste negativo à covid-19 para viajar para Espanha. “Acho que é uma boa maneira de meditar também… é divertido!”
As autoridades sanitárias do país ainda não comentaram a invenção porque não têm muitas informações sobre o método nem acerca da sua eventual eficácia. Van Wees está a trabalhar com uma empresa privada para reunir evidências e validar a sua “cabine dos gritos”.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe