Covid-19: Sem vacina, como devemos proteger as crianças?

Abir Sultan / EPA

Conselhos provenientes dos Estados Unidos da América, onde mais de quatro mil crianças apresentaram um síndrome relacionado com a doença. É recomendada a utilização de máscara a partir dos 2 anos de idade.

O processo de vacinação contra a covid-19 continua mas, para já, só os adultos estão a ser vacinados. Na União Europeia, por exemplo, e seguindo a recomendação da Agência Europeia de Medicamentos, as vacinas da AstraZeneca, da Moderna e da Janssen só são administradas em maiores de 18 anos e a da BioNTech/Pfizer chegará até aos maiores de 16 anos.

Nos Estados Unidos o cenário não é muito diferente, com os pais mais tranquilos, porque estão a ser vacinados mas veem os seus filhos – com menos de 12 anos – a ficar fora da lista de pessoas elegíveis para o processo atual de vacinação.

Tem sido repetida a ideia de que as crianças, mesmo que fiquem infetadas com o novo coronavírus, a sua maioria apresenta sintomas ligeiros, ou nem apresenta qualquer sintoma. São raros os casos em que uma criança morre, ou segue para o hospital, por causa da covid-19.

No entanto, nos EUA, até ao mês passado já tinham sido confirmados mais de quatro mil casos de crianças que apresentaram sintomas de uma doença rara, mas perigosa: Síndrome Inflamatória Multissistémica em Crianças. A MIS-C tem atingido os mais novos, quando estes já tinham sido infetados pelo novo coronavírus, semanas antes.

A vacinação deve ser alargada a crianças norte-americanas menores de 12 anos. Mas esse processo só deve arrancar no Outono. Até lá, como se deve tentar manter o vírus longe das crianças?

Judith Flores, pediatra há mais de 30 anos, responde: “A melhor forma de cuidares do teu filho é estares vacinado. A família e a comunidade também deverão estar vacinados. O risco de uma criança contrair a doença depende da comunidade em que vive ou estuda. O risco de teres um filho doente aumenta se a tua comunidade tiver uma taxa de vacinação baixa e uma taxa de infeção alta”.

Quando a criança voltar para a escola, os pais devem começar a pensar em fazer perguntas: “Quem está vacinado na escola? Como é feito o controlo na escola?“, indicou a médica, em entrevista à estação televisiva ABC News.

Judith reforçou a recomendação do uso da máscara – o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças nos EUA indica que, em ambientes fechados, é recomendável a utilização de máscaras por parte de crianças maiores de dois anos (inclusive).

A pediatra aconselharia o seu filho a utilizar máscara na escola, especialmente nas primeiras semanas, enquanto avalia os métodos da escola. Mas lembrou que as escolas têm sido locais seguros: “Tem sido comprovado que as crianças ficam mais vezes doentes quando estão em casa, com a sua família”.

Em relação aos locais no exterior, dispensa-se a utilização de máscara para as crianças, já que o risco de transmissão é baixo. Em espaços fechados, especialmente se a ventilação não for adequada ou se estiver muita gente no local, é melhor colocar a máscara na criança.

A antiga chefe de um hospital em Nova Iorque sublinhou também que o essencial é preparar as crianças (e os pais) a nível mental, para o regresso às aulas presenciais.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …