Sem família, sem amigos, com 40.ºC: a vida do Palmeiras de Abel

César Greco / Palmeiras

Abel Ferreira é treinador do Palmeiras.

Preparação muito reservada, com medidas rígidas, antes da final da Libertadores contra o Santos. Maracanã nunca foi palco de festa brasileira neste torneio.

Este sábado vai ser marcado pela final da Taça Libertadores 2020 (que só termina em 2021), que assim vai definir o sucessor do Flamengo de Jorge Jesus, que venceu este torneio em 2019. Haverá outro treinador português a ficar nos registos: ou o Palmeiras liderado por Abel Ferreira, ou o Santos que foi conduzido por Jesualdo Ferreira na presente temporada (saiu em agosto do ano passado).

Agora no Bessa, o treinador do Boavista desejou “muita sorte” à sua antiga equipa e vai ver o Santos defrontar o compatriota Abel, que foi contratado no final de outubro e foi decisivo no percurso do Palmeiras até este jogo decisivo.

Para a final, e muito por causa do coronavírus, a preparação do Palmeiras no Rio de Janeiro – a final será no Maracanã – está a ser rígida e mais isolada do que o normal. Há regras da Conmebol para cumprir e o próprio clube quer um ambiente calmo na Barra da Tijuca, onde a comitiva está instalada.

Não há visitas de familiares, não há visitas de amigos, não há conversas com assessores, indica a Globo. Mesmo as pessoas que foram convidadas para a final pelos elementos do Palmeiras não estão no hotel onde a equipa está.

O que pode condicionar o desempenho dos dois finalistas é a temperatura. Ao longo desta semana, às 17 horas locais (hora de arranque da final, no sábado) no Rio de Janeiro estavam praticamente 40 graus. A previsão para sábado aponta para 37.º C.

Maracanã vai oferecer a taça a um clube brasileiro

O Palmeiras só conquistou a Libertadores uma vez, em 1999, quando o treinador era Luiz Felipe Scolari. O Santos já venceu este torneio em três ocasiões: as duas primeiras no tempo de Pelé, a última já com Neymar a brilhar no Peixe.

A curiosidade é que o Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, já foi inaugurado em 1950 – ainda antes da primeira edição da Taça Libertadores, disputada em 1960 – mas nunca assistiu a uma vitória de uma equipa brasileira no jogo decisivo desta prova.

Só a LDU Quito (Equador), em 2008, levantou o troféu no Maracanã, quando levou a melhor sobre o Fluminense.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …