/

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

9

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales.

Em relação a este tema, o Reino Unido entra em contradição. Apesar das novas diretrizes, comunicadas às autoridades no início deste ano, que incluem instruções para não multar pessoas vulneráveis que dormem nas ruas, uma investigação do The Guardian encontrou 50 autoridades locais com ordens de proteção do espaço público em Inglaterra e no País de Gales.

Este tipo de ordem de proteção o espaço público incluem a retirada dos sem-abrigo dos centros das cidades, multas constantes e ainda detenções, explica o Diário de Notícias.

Além do valor das multas ser bastante elevado – no valor de centenas de libras – o jornal britânico adianta que existem vários casos de pessoas que foram enviadas para a prisão por terem sido várias vezes a pedir esmola na rua.

Um dos casos mais polémicos é o de um homem que este quatro meses detido por mendicidade. Segundo o The Guardian, quando aplicou a pena, o juiz admitiu que estava a “mandar um homem para a prisão por pedir comida por estava com fome”.

Mas este não é um caso único no Reino Unido. Outro britânico foi multado em 105 libras (119 euros) depois de uma criança lhe ter deixado duas libras no cobertor onde dormir, na rua.

Desde 2014, foram condenadas, pelo menos, 51 pessoas por infringirem as ordens de proteção do espaço público, como dormir nas ruas, mendigar ou, até, vaguear. Algumas multas chegam às 1100 libras (cerca de 1253 euros), tendo sido emitidas centenas de notas de culpa.

Advogados, instituições de caridade e ativistas já se revoltaram em relação a esta situação, tendo descrito estas situações como atos de uma “desumanidade grotesca“. Apontam assim o dedo aos poderes públicos por serem zelosos só por quererem retirar “pessoas que não lhes convém” das ruas dos centros das cidades.

Algumas instituições de caridade já pediram ao Governo que acabe com estas ordens, argumentando que são um exemplo de abuso de poder.

ZAP //

9 Comments

  1. A continuar assim, ainda começam a mandá-los para campos de detenção com um letreiro no portão a dizer “Work Sets You Free”.

  2. depois é um país como estes que vem apelar pelos os direitos humanos, invadir os países que não respeita as etnias, como pode ser tão grande a ipocresia.. direitos humanos só para ir comer alguma coisa desses desgraçados que são usados para invadir

  3. Pergunta estupida. Na inglaterra n ha instituicoes como a Santa Casa da Mesericordia cá, que dao comida aos sem abrigo? Se dão, estavam a mendigar pq?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.