Sem-abrigo encontrados mortos em lixeiras no Reino Unido

Mário Cruz / Lusa

Com a chegada do Inverno, os responsáveis pela limpeza urbana do Reino Unido desenvolveram procedimentos de modo a evitar que os sem-abrigo sejam atirados para os camiões de recolha de detritos sem que ninguém dê por isso.

Os funcionários responsáveis pela limpeza urbana na Grã-Bretanha estão já acostumados a estarem atentos a gatos e outros animais que se acomodam dentro dos depósitos de lixo. No entanto, os lixeiros encontram cada vez mais cadáveres de sem-abrigo e mendigos a dormirem nestes locais.

Com a chegada do Inverno, o problema agrava-se. Ao The Times, um funcionário responsável pela limpeza de Westminster, um bairro londrino, afirmou que a sua maior preocupação são as pessoas que pernoitam nestes locais. “Seria terrível se, sem ninguém se aperceber, estas pessoas fossem atiradas para o compressor do camião do lixo”, disse.

A verdade é que acidentes deste tipo se têm multiplicado. Em Rochester, na Inglaterra, um sem-abrigo ficou com a bacia e a perna fraturadas após ter sido comprimido num camião de recolha de detritos. O indivíduo acabou por falecer no hospital, devido às complicações graves causadas pelo acidente.

O francês Le Monde detalhe que com a chegada do Inverno e a falta de abrigos para populações vulneráveis há maior medo de um aumento destes fenómenos, dado que já se tornaram quase banais. De acordo com o jornal, uma associação reportou 11 pessoas mortas por terem dormido em contentores de lixo, entre 2010 e 2016. Só em 2016, cerca de 135 sem-abrigo foram encontrados a dormir nestes locais.

A preocupação crescente com este fenómeno faz com que o Reino Unido comece a tomar algumas medidas. No sul de Londres, por exemplo, foram colocados vários cartazes junto a depósitos de lixo pedindo atenção redobrada aos funcionários responsáveis pela recolha.

Os funcionários de limpeza pública denunciam que é bastante comum encontrar sem-abrigos, toxicodependentes e pessoas embriagadas em contentores de lixo. “O verdadeiro perigo é quando alguns deles adormecem profundamente e não ouvem o camião“, conta um dos lixeiros.

Agora, o procedimento dos funcionários britânicos inclui um novo protocolo: movimentar as camadas de detritos que se encontram na superfície de modo a tentar acordar eventuais pessoas que adormecem nestes locais.

A baixa taxa de desemprego e a aparência próspera de Londres disfarçam esta problemática, segundo o Le Monde. Para o jornal, a crise financeira de 2008, os preços altos e a austeridade dos governos conservadores a partir de 2010 obrigaram muitas pessoas a viver na rua.

Cerca de um quinto da população do Reino Unido, quase 14 milhões de pessoas, fazem parte deste grupo

ZAP // RFI

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …