Sem-abrigo encontrados mortos em lixeiras no Reino Unido

Mário Cruz / Lusa

Com a chegada do Inverno, os responsáveis pela limpeza urbana do Reino Unido desenvolveram procedimentos de modo a evitar que os sem-abrigo sejam atirados para os camiões de recolha de detritos sem que ninguém dê por isso.

Os funcionários responsáveis pela limpeza urbana na Grã-Bretanha estão já acostumados a estarem atentos a gatos e outros animais que se acomodam dentro dos depósitos de lixo. No entanto, os lixeiros encontram cada vez mais cadáveres de sem-abrigo e mendigos a dormirem nestes locais.

Com a chegada do Inverno, o problema agrava-se. Ao The Times, um funcionário responsável pela limpeza de Westminster, um bairro londrino, afirmou que a sua maior preocupação são as pessoas que pernoitam nestes locais. “Seria terrível se, sem ninguém se aperceber, estas pessoas fossem atiradas para o compressor do camião do lixo”, disse.

A verdade é que acidentes deste tipo se têm multiplicado. Em Rochester, na Inglaterra, um sem-abrigo ficou com a bacia e a perna fraturadas após ter sido comprimido num camião de recolha de detritos. O indivíduo acabou por falecer no hospital, devido às complicações graves causadas pelo acidente.

O francês Le Monde detalhe que com a chegada do Inverno e a falta de abrigos para populações vulneráveis há maior medo de um aumento destes fenómenos, dado que já se tornaram quase banais. De acordo com o jornal, uma associação reportou 11 pessoas mortas por terem dormido em contentores de lixo, entre 2010 e 2016. Só em 2016, cerca de 135 sem-abrigo foram encontrados a dormir nestes locais.

A preocupação crescente com este fenómeno faz com que o Reino Unido comece a tomar algumas medidas. No sul de Londres, por exemplo, foram colocados vários cartazes junto a depósitos de lixo pedindo atenção redobrada aos funcionários responsáveis pela recolha.

Os funcionários de limpeza pública denunciam que é bastante comum encontrar sem-abrigos, toxicodependentes e pessoas embriagadas em contentores de lixo. “O verdadeiro perigo é quando alguns deles adormecem profundamente e não ouvem o camião“, conta um dos lixeiros.

Agora, o procedimento dos funcionários britânicos inclui um novo protocolo: movimentar as camadas de detritos que se encontram na superfície de modo a tentar acordar eventuais pessoas que adormecem nestes locais.

A baixa taxa de desemprego e a aparência próspera de Londres disfarçam esta problemática, segundo o Le Monde. Para o jornal, a crise financeira de 2008, os preços altos e a austeridade dos governos conservadores a partir de 2010 obrigaram muitas pessoas a viver na rua.

Cerca de um quinto da população do Reino Unido, quase 14 milhões de pessoas, fazem parte deste grupo

ZAP // RFI

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …