Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque…chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres.

Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de ciclismo, na prova de estrada. Hagenes é o primeiro norueguês a conseguir este título, no escalão juniores.

A corrida decorreu nesta sexta-feira em Flandres, bem cedo (8h15 locais quando a prova começou).

O norueguês partiu para uma fuga a solo na penúltima subida e chegou ao fim isolado. No segundo lugar ficou o francês Romain Gregoire.

Curiosamente, há apenas duas semanas, nos Europeus em Itália, e na mesma prova, o desfecho foi inverso: Gregoire conseguiu a medalha de ouro e Hagenes a medalha de prata.

Desta vez, no circuito que começou e terminou em Leuven, a luta pela medalha de bronze foi ganha ao sprint por Madis Mikhels, da Estónia.

Destaque para António Morgado. O português terminou a prova no sexto lugar, muito próximo do bronze. Gonçalo Tavares foi 22.º classificado.

Os outros dois jovens portugueses, Lucas Lopes e Diogo Pinto, não chegaram ao fim, numa prova marcada por várias quedas, uma delas logo nos primeiros metros – as ruas estreitas e as curvas apertadas naquela zona da Bélgica não ajudaram.

Quem também marcou o dia foram Edgaras Zekas e Jomantas Venckus, os dois únicos ciclistas que integravam a selecção da Lituânia.

Mas nem apareceram na zona de partida. Entre todos os inscritos, foram os únicos a nem iniciar a prova. Porquê? Porque…chegaram atrasados.

Edgaras e Jomantas chegaram ao ponto de encontro uma hora depois de a corrida ter começado. Mais tarde, a cerca de 90 quilómetros do final, a transmissão televisiva mostrou os dois ciclistas num passeio, a ver os colegas, sorridentes.

O ZAP não conseguiu ainda perceber o que originou este atraso infeliz.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …