A Seleção já rendeu 131 milhões em prémios à Federação desde 2000

Tibor Illyes / EPA

Desde o ano 2000 que Portugal não falha a fase final de uma grande competição internacional. Só contabilizando os prémios pagos pela UEFA e pela FIFA, a federação já arrecadou 131 milhões de euros.

No último sábado, a uma jornada do fim, a seleção nacional apurou-se para a final four da Liga das Nações, nova prova criada pela UEFA cujos jogos decisivos se realizam em junho em Portugal. A seleção tem assim a oportunidade de juntar mais um troféu à maior conquista desportiva de sempre – o Euro 2016, que se realizou em França.

Ao sucesso desportivo e ao prestígio a nível internacional, a seleção nacional tem contribuído para engordar os cofres da Federação Portuguesa de Futebol com os prémios monetários ganhos com apuramentos e desempenhos nas grandes provas internacionais.

Só contabilizando os prémios pagos pela UEFA e pela FIFA desde o ano 2000, a federação já arrecadou 131 milhões de euros, de acordo com o DN. A última fatia deste bolo foi garantida no sábado. O empate (0-0) em Itália permitiu o apuramento para a final four da Liga das Nações e para já 4,5 milhões de euros. Se Portugal conquistar a prova, este valor sobe para 10,5 milhões.

O maior encaixe de sempre da história da federação aconteceu no verão de 2016. Portugal sagrou-se campeão da Europa, com o golo de Eder no prolongamento da final diante da França, e garantiu um bolo total de 25,5 milhões de euros.

Antes desta conquista, a prova que mais dinheiro rendera à federação tinha sido o Mundial 2006, realizado na Alemanha, onde a seleção só caiu nas meias-finais (0-1 com a França) – 22 milhões de euros.

Mesmo em competições menos importantes, o desempenho da seleção nacional tem rendido prémios monetários. Foi o caso da Taça das Confederações, realizada em 2016, na Rússia. Portugal ficou na terceira posição e a federação recebeu 3,1 milhões de euros da FIFA.

Estes valores, contudo, não ficam retidos nos cofres da federação. Em cada competição da seleção, a federação está obrigada a pagar diárias aos jogadores convocados e até aos clubes, além de outras despesas relacionadas com logística.

Os futebolistas também são premiados. Tendo como exemplo o título europeu conquistado em 2016, cada um dos 23 jogadores recebeu 250 mil euros. Há ainda prémios para treinadores e staff.

Os prémios da UEFA e da FIFA não são as únicas receitas da Federação Portuguesa de Futebol, pois há ainda a contabilizar verbas de patrocinadores, sponsors, cachês de jogos particulares, entre outras.

No último relatório e contas da federação estão descritas algumas das maiores despesas. Só a atividade das seleções implicou 20,2 milhões de euros – dos quais 13,6 na seleção principal, acima de 2,5 nas seleções jovens, 2,2 nas femininas e 1,7 nas de futsal e futebol de praia. Ainda das despesas estão contabilizadas as atividades desportivas nacionais (12,4), gastos com pessoal (6,7) e com prestadores de serviços (5,5).

O exercício 2017-18 foi o que mais lucro gerou em toda a história da federação. Os delegados da AG aprovaram o documento, que apresenta resultados positivos de 7,056 milhões de euros. Para isso muito contribuiu a mais-valia decorrente da venda da antiga sede federativa, na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa.

A FPF informou ainda que parte deste lucro – 7,056 milhões – será utilizado na construção de uma unidade de alojamento na Cidade do Futebol, com 46 quartos, que já está licenciada e para a qual está previsto um investimento de 3,9 milhões. A segunda fase da Cidade do Futebol prevê ainda a construção de um museu, um pavilhão para o futsal e um campo para o futebol de praia.

Este resultado líquido vai ser ainda aplicado no apoio ao futebol não profissional, reforço do programa de apoio aos clubes e associações para o aumento dos praticantes Crescer 2020 modernização administrativa dos sócios da federação e reforço dos fundos patrimoniais.

Portugal recebe nesta terça-feira a Polónia, em Guimarães, num jogo só para cumprir calendário. No Estádio D. Afonso Henriques, que será um dos palcos da fase final, a par do Estádio do Dragão, no Porto, ficam encerradas as contas do grupo 3, mas já nem Portugal perde o primeiro lugar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Theresa May vence moção de censura

A primeira-ministra britânica venceu a votação por 200 votos contra 117 e continua na liderança do Partido Conservador e do governo. A moção foi apresentada por membros do seu próprio partido, insatisfeitos com o acordo …

Benfica vs AEK | Grimaldo de luxo no adeus à Champions

O Benfica fechou a sua participação no Grupo E da Liga dos Campeões com uma vitória, a segunda da temporada no adeus à prova, e frente ao mesmo adversário com que alcançara o primeiro triunfo, …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …