A Seleção já rendeu 131 milhões em prémios à Federação desde 2000

Tibor Illyes / EPA

Desde o ano 2000 que Portugal não falha a fase final de uma grande competição internacional. Só contabilizando os prémios pagos pela UEFA e pela FIFA, a federação já arrecadou 131 milhões de euros.

No último sábado, a uma jornada do fim, a seleção nacional apurou-se para a final four da Liga das Nações, nova prova criada pela UEFA cujos jogos decisivos se realizam em junho em Portugal. A seleção tem assim a oportunidade de juntar mais um troféu à maior conquista desportiva de sempre – o Euro 2016, que se realizou em França.

Ao sucesso desportivo e ao prestígio a nível internacional, a seleção nacional tem contribuído para engordar os cofres da Federação Portuguesa de Futebol com os prémios monetários ganhos com apuramentos e desempenhos nas grandes provas internacionais.

Só contabilizando os prémios pagos pela UEFA e pela FIFA desde o ano 2000, a federação já arrecadou 131 milhões de euros, de acordo com o DN. A última fatia deste bolo foi garantida no sábado. O empate (0-0) em Itália permitiu o apuramento para a final four da Liga das Nações e para já 4,5 milhões de euros. Se Portugal conquistar a prova, este valor sobe para 10,5 milhões.

O maior encaixe de sempre da história da federação aconteceu no verão de 2016. Portugal sagrou-se campeão da Europa, com o golo de Eder no prolongamento da final diante da França, e garantiu um bolo total de 25,5 milhões de euros.

Antes desta conquista, a prova que mais dinheiro rendera à federação tinha sido o Mundial 2006, realizado na Alemanha, onde a seleção só caiu nas meias-finais (0-1 com a França) – 22 milhões de euros.

Mesmo em competições menos importantes, o desempenho da seleção nacional tem rendido prémios monetários. Foi o caso da Taça das Confederações, realizada em 2016, na Rússia. Portugal ficou na terceira posição e a federação recebeu 3,1 milhões de euros da FIFA.

Estes valores, contudo, não ficam retidos nos cofres da federação. Em cada competição da seleção, a federação está obrigada a pagar diárias aos jogadores convocados e até aos clubes, além de outras despesas relacionadas com logística.

Os futebolistas também são premiados. Tendo como exemplo o título europeu conquistado em 2016, cada um dos 23 jogadores recebeu 250 mil euros. Há ainda prémios para treinadores e staff.

Os prémios da UEFA e da FIFA não são as únicas receitas da Federação Portuguesa de Futebol, pois há ainda a contabilizar verbas de patrocinadores, sponsors, cachês de jogos particulares, entre outras.

No último relatório e contas da federação estão descritas algumas das maiores despesas. Só a atividade das seleções implicou 20,2 milhões de euros – dos quais 13,6 na seleção principal, acima de 2,5 nas seleções jovens, 2,2 nas femininas e 1,7 nas de futsal e futebol de praia. Ainda das despesas estão contabilizadas as atividades desportivas nacionais (12,4), gastos com pessoal (6,7) e com prestadores de serviços (5,5).

O exercício 2017-18 foi o que mais lucro gerou em toda a história da federação. Os delegados da AG aprovaram o documento, que apresenta resultados positivos de 7,056 milhões de euros. Para isso muito contribuiu a mais-valia decorrente da venda da antiga sede federativa, na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa.

A FPF informou ainda que parte deste lucro – 7,056 milhões – será utilizado na construção de uma unidade de alojamento na Cidade do Futebol, com 46 quartos, que já está licenciada e para a qual está previsto um investimento de 3,9 milhões. A segunda fase da Cidade do Futebol prevê ainda a construção de um museu, um pavilhão para o futsal e um campo para o futebol de praia.

Este resultado líquido vai ser ainda aplicado no apoio ao futebol não profissional, reforço do programa de apoio aos clubes e associações para o aumento dos praticantes Crescer 2020 modernização administrativa dos sócios da federação e reforço dos fundos patrimoniais.

Portugal recebe nesta terça-feira a Polónia, em Guimarães, num jogo só para cumprir calendário. No Estádio D. Afonso Henriques, que será um dos palcos da fase final, a par do Estádio do Dragão, no Porto, ficam encerradas as contas do grupo 3, mas já nem Portugal perde o primeiro lugar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …