Seis regiões dos EUA podem desaparecer até 2050

Lukas Coch / EPA

Um relatório atualizado revelou que a subida do nível do mar, impulsionada pelas alterações climáticas, irá piorar dentro das próximas décadas. Esta previsão aponta para zonas de risco, especialmente para os 40% da população dos Estados Unidos (EUA) que vive num raio de 100 quilómetros da costa.

Segundo o documento, essas regiões enfrentarão impactos variáveis, mas a “magnitude destes impactos, diretos e em cascata, será elevada”, avançou o World Atlas. As consequências para as comunidades vão desde o aumento das inundações, com infraestruturas e plantações danificadas, até à deslocação permanente.

Um metro de subida do nível do mar poderia deslocar quatro milhões de pessoas nos EUA. Embora o aquecimento global afete a todos, as zonas costeiras são as mais vulneráveis. E há seis regiões de alto risco no território norte-americano, que poderão poderão desaparecer até 2050.

A costa do Louisiana

O Louisiana tem muitas terras baixas, especialmente ao longo da costa marítima. Mais de nove quilómetros quadrados do estado situa-se a 1,8 metros abaixo do nível do mar, numa área habitada por um milhão de habitantes.

No mesmo Estado, num território de 11 quilómetros quadrados, estão localizadas Terrebonne, Cameron, Vermilion, Lafourche, e St. Mary, que ficam a menos de três metros acima do nível do mar.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) informou que as comunidades da costa do Louisiana, como Cameron, Garden City, Morgan City e Houma, estão na vanguarda das cheias provenientes da subida do nível do mar.

A erosão costeira é também um problema que altera os ecossistemas. As reservas de vida selvagem de Biloxi e Jean Lafitte estão quase totalmente submersas.

Nova Orleães tem um sistema de diques e defesas contra inundações que podem revelar-se impotente num futuro próximo. A cidade está rodeada de água por dois imensos lagos, o Lago Borgne e o Lago Pontchartrain, e tem mais uma série de lagos no interior.

Partes de Nova Orleães já afundaram 4,6 metros e continuam, a uma das taxas mais rápidas do mundo, de dois centímetros por ano. Há também um afundamento de terra devido à perfuração para recolha de petróleo, o que desestabiliza a região, exigindo um sistema de proteção contra inundações ainda melhor.

O Estado de Washington

A chuva e a região baixa de Washington em relação ao nível do mar colocam o Estado em perigo. As regiões em maior risco são o Estreito de Juan de Fuca, Seattle, Tacoma, Everett, e Olympia. Estas enfrentam a maior ameaça de inundações crescentes devido a tempestades. Outros locais ao longo da orla marítima ou nos rios são também extremamente vulneráveis ao hiato causado pelo mau tempo.

Sul da Florida

A costa do sul da Florida é propensa a furacões e tempestades severas. Prevê-se que as condições se agravem devido aos efeitos das alterações climáticas, com chuvas mais fortes e frequentes. Estas poderão afogar lentamente toda a região debaixo nas próximas décadas. A erosão costeira é outra preocupação. O oceano devora as falésias, ameaça a habitação e altera as linhas costeiras e os ecossistemas marinhos.

As cidades sob a vigilância mais próxima incluem Miami, Homestead, a ilha de Key West, Naples e Everglades. Outros lugares na zona de alto risco são Pensacola, S. Petersburg, Fort Myers, Daytona Beach e Jacksonville. A praia de Miami está repleta de propriedades luxuosas.

Oregon

Oregon é outro Estado de baixa altitude, com um lado ocidental a menos de um metro acima do nível do mar. O Estado é o lar de um vasto sistema fluvial e de comunidades viradas para o mar no Oceano Pacífico, no lado ocidental. Padrões meteorológicos imprevisíveis ameaçam cada vez mais a região.

As áreas vulneráveis em torno de Florence, Siltcoos Lake, Coos Bay e Coquille River estão em maior perigo de inundação. O Oregon é suscetível devido à natureza geológica demasiado ativa da região, que recebe cheias extremas quando uma maré alta coincide com fortes chuvas.

(h) Andrew Rankin / EPA

A linha costeira rochosa e montanhosa do Oregon está repleta de cidades no Condado de Tillamook. O condado está sujeito a cheias que deixam cidades como Nehalem debaixo de vários metros de água, com os primeiros andares submersos e as estradas intransitáveis.

As cidades que foram estabelecidas em áreas pantanosas têm estradas e edifícios a poucos metros acima do nível do mar, enquanto outras áreas são demasiado íngremes ou propensas a deslizamentos de terra. Uma vez que a região está sujeita a marés mesmo quando o nível das águas do rio é baixo, uma maior subida do nível do mar fará com que “a certa altura, toda a costa do Oregon fique submersa”.

A costa sudeste

A NOAA informou que o leste dos EUA pode enfrentar uma subida ainda maior do nível do mar do que a parte ocidental. A Costa Leste poderá experimentar uma subida do nível do mar de 35 centímetros e a Costa do Golfo de até 46 centímetros até 2050.

Tudo isto é agravado pelo afundamento de terras, tempestades violentas, efeitos de ondas e outros padrões meteorológicos imprevisíveis que aumentam significativamente a exposição das comunidades a inundações ao longo da costa. Prevê-se que as inundações na região sejam dez vezes maiores até 2050.

Na costa sudeste estão cidades como Savannah, Charleston, Wilmington e Norfolk. Estas comunidades correm um maior risco devido à subida do nível do mar, enquanto muitas outras são propensas a inundações devido às condições meteorológicas imprevisíveis. É possível que a região se encontre em breve debaixo de água.

Sul da Califórnia

De acordo com um estudo estatal, espera-se que o nível do mar suba 30 centímetros ao longo da costa sul da Califórnia até 2050. Muitas comunidades na região já estão sujeitas a inundações sazonais ou anuais de alta intensidade, incluindo Venice, Seal Beach, Newport, e partes de Huntington Beach.

Los Angeles e os vizinhos que se encontram no oceano irão enfrentar inundações mais frequentes e severas e desafios profundos, como infraestruturas degradadas e deslocações de pessoas. Os locais de “alerta vermelho” incluem Alameda, Monterey, Santa Barbara, San Francisco, Santa Monica, Newport Beach, La Jolla e San Diego.

Para a Califórnia, a subida do nível do mar equivale a inundações diárias, com cerca de 15 mil milhões de dólares de propriedades em risco e 38.000 pessoas afetadas. Mais 350.000 pessoas e 100 mil milhões de dólares de propriedades estão em risco devido à subida do nível das águas subterrâneas.

As comunidades mais vulneráveis a inundações graves incluem Carlsbad, Mission Bay Park e a San Elijo Lagoon. Embora Los Angeles possa não submergir totalmente, será muito mais dispendioso sustentar e defender as praias. Muitas das comunidades afetadas são de baixos rendimentos e com mobilidade limitada.

Outros efeitos do aquecimento global na Califórnia incluem secas e incêndios que debilitam ainda mais a terra, as pessoas e a economia.

Outros

Outras regiões em perigo de submersão incluem comunidades com propriedades à beira-mar e terras a menos de um metro acima do nível do mar no Hawaii, Massachusetts, Nova Jersey, Nova Iorque e Texas.

Toda a costa marítima do país irá experimentar um aumento no nível do mar até 2050. Em 2070, alguns dos Estados norte-americanos do Midwestern, como Arkansas, Missouri e Iowa, enfrentarão as consequências do aquecimento global.

Espera-se que o nível do mar nos EUA aumente entre 25 a 30 centímetros nos próximos 30 anos. Prevê-se ainda que mais de 99% da população em 252 cidades costeiras do país terão as suas casas submersas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.