O seguro do carro é um problema em Portugal (e, mesmo com o veículo parado, é obrigatório)

Praticamente 20% das infrações envolvem falta de seguro automóvel. Se o carro está parado há meses, o seguro continua a ser obrigatório.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária divulgou os números de fiscalizações na estrada entre Janeiro e Julho deste ano.

Foram fiscalizados 81.5 milhões de veículos, mais 12,6% em relação ao mesmo período de 2022, e detetadas 694 mil infrações.

Mais veículos inspecionados, mais infrações. Um aumento de 12,2%, sendo que a grande maioria (67%) está relacionada com excesso de velocidade, lê-se no comunicado publicado na quinta-feira passada.

Nas infrações mais frequentes estão também o sistema de retenção para crianças e a ausência de seguro – que registou um aumento de 19,4% de casos em relação ao ano passado.

Seguro com carro parado

Também relacionado com o seguro automóvel, a DS Seguros abordou um tema que é uma dúvida para muitos portugueses: se o carro está parado, ou por avaria ou por opção, pode-se cancelar o seguro?

Não. Pode estar semanas, meses ou anos sem circular, mas o veículo tem de ter sempre um seguro de responsabilidade civil ativo.

E não interessa onde o veículo está estacionado: seja na rua, numa garagem ou mesmo num quintal… O seguro é obrigatório.

O carro pode ter algum problema, alguma “escorregadela” e causar estragos; e o seguro de responsabilidade civil também serve proteger o proprietário de um roubo ou de um acidente.

Alternativa: cancelar temporariamente a matrícula. Custa 10 euros e tem duração máxima de 5 anos; não se paga o seguro e não se paga o Imposto Único de Circulação (IUC). É ideal para quem sabe que não deverá voltar a pegar no carro mas, ao mesmo tempo, não quer ficar sem ele.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.