Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Mário Cruz / Lusa

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias – cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão de velhice.

O tempo de espera pela atribuição da reforma no ano passado foi, segundo avança o Correio da Manhã esta quinta-feira, de mais 40 dias do que em 2017, indica o relatório de atividades do Instituto de Segurança Social (ISS) de 2018. “Verificou-se um aumento generalizado do número de dias de deferimento face a 2017”, lê-se.

Também em 2018, segundo o CM, a pensão por invalidez “registou um aumento de 40 dias”, ou seja, os beneficiários tiveram de esperar quase sete meses para a receber. Já na pensão de sobrevivência, o aumento foi de 15 dias – para mais de três meses.

Os beneficiários do complemento por dependência passaram a ter de esperar, em média, 189 dias, mais 38 do que em 2017. Só a pensão social de velhice diminui um dia no tempo de espera face a 2017.

De acordo com o CM, os aumentos devem-se a dois fatores. Por um lado, o “aumento verificado nos requerimentos, decorrente das alterações ao regime de flexibilização de acesso à pensão de reforma”, disse o Instituto de Segurança Social, citado pelo matutino. Por outro lado, pelo facto de o deferimento em todos os pedidos de pensão de velhice antecipada estar dependente da resposta à notificação prévia dos requerentes”.

Além disso, a “carência de recursos humanos no Centro Nacional de Pensões, que se vem agravando ao longo dos últimos anos”, é outro dos fatores apontados pelo ISS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …