/

Morreu Jack Welch, o “empresário do século”

O empresário norte-americano Jack Welch, que transformou a General Electric numa das maiores empresas do mundo, morreu esta segunda-feira.

Welch, que em 1999 foi considerado o “empresário do século”, faleceu aos 84 anos, tendo a notícia do seu falecimento sido anunciada pela General Electric à agência noticiosa AFP.

O norte-americano foi considerado um dos homens mais influentes da comunidade empresarial do mundo. Liderou a GE durante duas décadas, fazendo crescer o grupo que foi somando atividade nos média, bem como na indústria do entretenimento (NBCUniversal), finanças (GE Capital), saúde, eletrodomésticos e aeronáutica.

O Jornal de Negócios recorda que a capitalização da empresa disparou quando Welch, filho de um maquinista, assumiu as rédeas da GE: passou de 12 mil milhões de dólares, quando assumiu a direção em 1981, para 410 mil milhões de dólares quando saiu.

Welch abandou a GE no início de setembro de 2001. “Welch foi um revolucionário na gestão de topo, tendo durante a sua carreira na GE defendido mudanças radicais e destruindo a complacência da ordem estabelecida”, dava conta um editorial do jornal norte-americano The New York Times, citado pelo Negócios, quando se retirou.

E continuava: “O seu legado não só mudou a GE, mas mudou o ethos da cultura corporativa americana, que passou a premiar a agilidade, velocidade e regeneração em vez dos antigos ideais de estabilidade, lealdade e permanência”.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu à morte de Jack Welch no Twitter, considerando-o como uma “lenda” do mundo dos negócios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.