Seguidores de Musk votam para que o empresário venda 10% das suas ações da Tesla para pagar impostos

dmoberhaus / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Os seguidores de Elon Musk decidiram que o empresário deveria vender 10% das suas ações da Tesla, depois de este ter perguntado se o deveria fazer na rede social Twitter.

Elon Musk, presidente executivo da Tesla, pode estar prestes a vender 10% das suas ações, escreve o Expresso. Tudo porque, no fim de semana, deixou uma votação na rede social Twitter sobre esse assunto e mais de metade das pessoas votou “sim”.

“Tem-se falado muito ultimamente sobre as mais-valias potenciais serem um meio de evasão fiscal, por isso, proponho vender 10% das minhas ações na Tesla. Concordam?”, questionou o multimilionário, comprometendo-se a fazer aquilo que a maioria escolhesse.

A votação durou 24 horas e, dos 3,5 milhões que responderam, 57,9% disseram que sim.

Num outro tweet, Musk explicou aos seus seguidores que só tem ações, não recebendo um salário em dinheiro ou bónus de qualquer sítio. O que significa que “a única forma de pagar os impostos pessoalmente é vendendo ações”, escreveu.

Mas, segundo a Business Insider, não especificou como é que os 10% seriam utilizados para pagar impostos.

“Eu estava preparado para aceitar qualquer um dos resultados”, disse Musk, após o encerramento da votação.

De acordo com a Reuters, a percentagem de ações que Musk pondera vender está avaliada em cerca de 21 mil milhões de dólares (cerca de 18 mil milhões de euros), com base no fecho de mercado da semana passada. Ao todo, o fundador da Tesla detém ações naquela empresa que, em conjunto, valem mais de 200 mil milhões de dólares.

A proposta de Musk surge na sequência de uma proposta dos democratas, que querem criar um imposto sobre os bilionários para aumentar os impostos sobre os mais ricos — por norma, as ações só são tributadas quando são vendidas.

Mas a atitude já levantou críticas por parte do Senado dos EUA, mais especificamente do presidente do Comité das Finanças, Ron Wyden, responsável pelo “imposto aos bilionários”.

“Se o homem mais rico do mundo paga ou não algum imposto, não deve depender dos resultados de uma pesquisa do Twitter”, disse Wyden.

Uma análise da Casa Branca concluiu que quando os ganhos não realizados são contabilizados como rendimento, os bilionários pagam uma média de apenas 8,2% em impostos sobre o rendimento, muito menos do que o americano médio.

Musk tem uma fortuna estimada em mais de 338 mil milhões de dólares (292 mil milhões de euros).

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.