Cientistas descodificam segredos genéticos do feijão mais resistente do mundo

Entender os genes responsáveis pela tolerância ao calor destes feijões pode ajudar a tornar outras culturas mais resistentes.

O feijão-frade é um alimento conhecido em todo o mundo, particularmente na na África subsariana, uma vez que é flexível em ambientes quentes e propensos à seca.

Este feijão tem sido um alimento dietético presente a nível mundial durante vários séculos devido à sua resistência ambiental e excelentes qualidades nutricionais, como baixo teor de gordura, por exemplo. Na África subsariana, estes feijões continuam a ser a principal fonte de proteína no regime alimentar humano.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside, sequenciaram o genoma do feijão-frade para obter informações sobre os genes responsáveis pela tolerância à seca e ao calor.

Descobrir estes detalhes poderia ser uma esperança para outras culturas, especialmente tendo em conta as alterações climáticas que se vivem e que se avizinham no futuro.

Os genomas são compostos por sequências altamente repetitivas de ADN. Stefano Lonardi, que participou neste projeto, diz que existem centenas de milhares de peças idênticas neste quebra-cabeças. Descobrir como é que as sequências encaixam é computacionalmente desafiador, segundo o professor de Ciências da Computação.

Segundo o Tech Explorist, o investigador, em conjunto com a sua equipa, recolheu o genoma do feijão várias vezes com a ajuda de ferramentas e software específico, para, de seguida, criar um novo software capaz de misturar os diferentes arranjos genómicos num único quadro completo.

Com este projeto, o feijão-frade junta-se a apenas algumas culturas significativas cujos genomas foram totalmente sequenciados. A investigação foi publicada recentemente no The Plant Journal.

“Estamos a tentar descobrir porque é que o feijão-frade é tão resistente em condições adversas. À medida que nos aproximamos de um mundo com cada vez menos água disponível, torna-se fulcral identificar essa capacidade e expandi-la“, explicou um dos investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …