Cientistas descodificam segredos genéticos do feijão mais resistente do mundo

Entender os genes responsáveis pela tolerância ao calor destes feijões pode ajudar a tornar outras culturas mais resistentes.

O feijão-frade é um alimento conhecido em todo o mundo, particularmente na na África subsariana, uma vez que é flexível em ambientes quentes e propensos à seca.

Este feijão tem sido um alimento dietético presente a nível mundial durante vários séculos devido à sua resistência ambiental e excelentes qualidades nutricionais, como baixo teor de gordura, por exemplo. Na África subsariana, estes feijões continuam a ser a principal fonte de proteína no regime alimentar humano.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside, sequenciaram o genoma do feijão-frade para obter informações sobre os genes responsáveis pela tolerância à seca e ao calor.

Descobrir estes detalhes poderia ser uma esperança para outras culturas, especialmente tendo em conta as alterações climáticas que se vivem e que se avizinham no futuro.

Os genomas são compostos por sequências altamente repetitivas de ADN. Stefano Lonardi, que participou neste projeto, diz que existem centenas de milhares de peças idênticas neste quebra-cabeças. Descobrir como é que as sequências encaixam é computacionalmente desafiador, segundo o professor de Ciências da Computação.

Segundo o Tech Explorist, o investigador, em conjunto com a sua equipa, recolheu o genoma do feijão várias vezes com a ajuda de ferramentas e software específico, para, de seguida, criar um novo software capaz de misturar os diferentes arranjos genómicos num único quadro completo.

Com este projeto, o feijão-frade junta-se a apenas algumas culturas significativas cujos genomas foram totalmente sequenciados. A investigação foi publicada recentemente no The Plant Journal.

“Estamos a tentar descobrir porque é que o feijão-frade é tão resistente em condições adversas. À medida que nos aproximamos de um mundo com cada vez menos água disponível, torna-se fulcral identificar essa capacidade e expandi-la“, explicou um dos investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemães e ingleses recolheram pistas em Portugal para tentar chegar ao corpo de Maddie

Elementos das polícias alemã e inglesas estiveram no nosso país, no final de Setembro, para uma reunião com investigadores portugueses com o intuito de recolher dados sobre Christian Brueckner que é suspeito de ter raptado …

“Retificações especiais e centralizadas”. China quer acabar com "caos" na Internet

A Administração do Ciberespaço da China exigiu esta terça-feira aos fornecedores de serviços móveis do país que executem uma série de “retificações especiais e centralizadas”, face a “preocupações sociais” perante o “caos” na Internet. As oito …

Football Leaks. Advogado admite que podia ter emails relacionados com o Luanda Leaks

O advogado e ex-sócio da PLMJ João Magalhães Ramalho admite que pudesse ter documentos relacionados com o Luanda Leaks e com Isabel dos Santos na sua conta de email, que alegadamente foi pirateada por Rui …

Portugal regista mais 3.299 casos e 28 mortes por covid-19

Portugal contabiliza hoje mais 28 mortes e 3.299 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, Portugal conta com mais 3.299 …

Argentina levanta restrições na capital. Rússia regista recorde de mortes diárias e aumenta contenção

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir. Desde …

Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses - cerca de 60% - defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com …

Ministro Manuel Heitor já não está infetado com covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já não está infetado com covid-19, depois de ter recebido, esta segunda-feira, um teste com resultado negativo. De acordo com o semanário Expresso, Manuel Heitor recebeu, ao final …

"Só aumentariam as insuficiências". Médicos respondem a carta aberta da Ordem que pede uso dos privados

Um grupo de médicos respondeu à carta aberta assinada pelo atual bastonário da Ordem dos Médicos e quatro ex-bastonários, que defendem uma maior utilização dos serviços de saúde privados para responder à situação gerada pela …

Ensaio clínico de tratamento com anticorpos cancelado por ineficácia

As autoridades norte-americanas decidiriam cancelar um ensaio clínico de um tratamento experimental com anticorpos que estava a ser administrado a doentes hospitalizados com covid-19, justificando que o medicamente não se revelou eficaz na recuperação dos …

Doentes não-covid vão ser encaminhados para setores privado e social

Esta segunda-feira, a ministra da Saúde admitiu que a pressão no Serviço Nacional de Saúde vai aumentar e garantiu que os doentes não-covid-19 que vejam consultas, exames ou cirurgias serem desmarcados serão encaminhados para os …