Cientistas descodificam segredos genéticos do feijão mais resistente do mundo

Entender os genes responsáveis pela tolerância ao calor destes feijões pode ajudar a tornar outras culturas mais resistentes.

O feijão-frade é um alimento conhecido em todo o mundo, particularmente na na África subsariana, uma vez que é flexível em ambientes quentes e propensos à seca.

Este feijão tem sido um alimento dietético presente a nível mundial durante vários séculos devido à sua resistência ambiental e excelentes qualidades nutricionais, como baixo teor de gordura, por exemplo. Na África subsariana, estes feijões continuam a ser a principal fonte de proteína no regime alimentar humano.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside, sequenciaram o genoma do feijão-frade para obter informações sobre os genes responsáveis pela tolerância à seca e ao calor.

Descobrir estes detalhes poderia ser uma esperança para outras culturas, especialmente tendo em conta as alterações climáticas que se vivem e que se avizinham no futuro.

Os genomas são compostos por sequências altamente repetitivas de ADN. Stefano Lonardi, que participou neste projeto, diz que existem centenas de milhares de peças idênticas neste quebra-cabeças. Descobrir como é que as sequências encaixam é computacionalmente desafiador, segundo o professor de Ciências da Computação.

Segundo o Tech Explorist, o investigador, em conjunto com a sua equipa, recolheu o genoma do feijão várias vezes com a ajuda de ferramentas e software específico, para, de seguida, criar um novo software capaz de misturar os diferentes arranjos genómicos num único quadro completo.

Com este projeto, o feijão-frade junta-se a apenas algumas culturas significativas cujos genomas foram totalmente sequenciados. A investigação foi publicada recentemente no The Plant Journal.

“Estamos a tentar descobrir porque é que o feijão-frade é tão resistente em condições adversas. À medida que nos aproximamos de um mundo com cada vez menos água disponível, torna-se fulcral identificar essa capacidade e expandi-la“, explicou um dos investigadores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …