Tecnologia laser revela segredos de estrada Maia com 100 km

Traci Ardren / University of Miami

Arqueólogos revelaram os segredos de uma estrada Maia, com 100 quilómetros, construída há cerca de 1.300 anos. Este caminho foi usado para expandir o império.

Uma equipa de arqueólogos recorreu a tecnologia laser para mapear uma estrada da civilização Maia, com 100 quilómetros, que pode ter sido construída há cerca de 1.300 anos. O seu objetivo seria ajudar a invadir uma cidade isolado no México. Os especialistas acreditam que tenha sido mandada construir pela rainha guerreira K’awiil Ajaw.

Através de uma tecnologia laser, os cientistas conseguiram revelar alguns dos segredos desta grandiosa estrada, que acreditam ter sido revestida com gesso branco. Se antes se pensava o percurso era sempre reto, agora sabe-se que tinha curvas e fazia desvios por pequenas vilas e cidades.

Com oito metros de largura, a estrada prolongava-se de Cobá, uma das grandes cidades da civilização Maia, até Yaxuná, localizada na Península de Iucatã.

No artigo científico publicado no mês passado na revista Journal of Archeological Science, os arqueólogos estimam que o volume combinado da estrada seja equivalente a 2.900 piscinas olímpicas.

A estrada terá sido então ordenada por K’awiil Ajaw com o intuito de se expandir territorialmente como resposta à ameaça do império de Chichén Itzá. A ocupação de Yaxuná teria aqui um importante papel no combate aos crescentes rivais.

“Foi construída pouco antes de 700, no final do período clássico, quando Cobá estava a fazer um grande esforço para se expandir”, explica Traci Ardren, a arqueóloga coautora do estudo. “Com ascensão de Chichén Itzá, era preciso uma fortaleza no centro da península. A estrada era um dos últimos esforços de Cobá para manter o seu poder”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …