Tecnologia laser revela segredos de estrada Maia com 100 km

Traci Ardren / University of Miami

Arqueólogos revelaram os segredos de uma estrada Maia, com 100 quilómetros, construída há cerca de 1.300 anos. Este caminho foi usado para expandir o império.

Uma equipa de arqueólogos recorreu a tecnologia laser para mapear uma estrada da civilização Maia, com 100 quilómetros, que pode ter sido construída há cerca de 1.300 anos. O seu objetivo seria ajudar a invadir uma cidade isolado no México. Os especialistas acreditam que tenha sido mandada construir pela rainha guerreira K’awiil Ajaw.

Através de uma tecnologia laser, os cientistas conseguiram revelar alguns dos segredos desta grandiosa estrada, que acreditam ter sido revestida com gesso branco. Se antes se pensava o percurso era sempre reto, agora sabe-se que tinha curvas e fazia desvios por pequenas vilas e cidades.

Com oito metros de largura, a estrada prolongava-se de Cobá, uma das grandes cidades da civilização Maia, até Yaxuná, localizada na Península de Iucatã.

No artigo científico publicado no mês passado na revista Journal of Archeological Science, os arqueólogos estimam que o volume combinado da estrada seja equivalente a 2.900 piscinas olímpicas.

A estrada terá sido então ordenada por K’awiil Ajaw com o intuito de se expandir territorialmente como resposta à ameaça do império de Chichén Itzá. A ocupação de Yaxuná teria aqui um importante papel no combate aos crescentes rivais.

“Foi construída pouco antes de 700, no final do período clássico, quando Cobá estava a fazer um grande esforço para se expandir”, explica Traci Ardren, a arqueóloga coautora do estudo. “Com ascensão de Chichén Itzá, era preciso uma fortaleza no centro da península. A estrada era um dos últimos esforços de Cobá para manter o seu poder”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …