Tecnologia laser revela segredos de estrada Maia com 100 km

Traci Ardren / University of Miami

Arqueólogos revelaram os segredos de uma estrada Maia, com 100 quilómetros, construída há cerca de 1.300 anos. Este caminho foi usado para expandir o império.

Uma equipa de arqueólogos recorreu a tecnologia laser para mapear uma estrada da civilização Maia, com 100 quilómetros, que pode ter sido construída há cerca de 1.300 anos. O seu objetivo seria ajudar a invadir uma cidade isolado no México. Os especialistas acreditam que tenha sido mandada construir pela rainha guerreira K’awiil Ajaw.

Através de uma tecnologia laser, os cientistas conseguiram revelar alguns dos segredos desta grandiosa estrada, que acreditam ter sido revestida com gesso branco. Se antes se pensava o percurso era sempre reto, agora sabe-se que tinha curvas e fazia desvios por pequenas vilas e cidades.

Com oito metros de largura, a estrada prolongava-se de Cobá, uma das grandes cidades da civilização Maia, até Yaxuná, localizada na Península de Iucatã.

No artigo científico publicado no mês passado na revista Journal of Archeological Science, os arqueólogos estimam que o volume combinado da estrada seja equivalente a 2.900 piscinas olímpicas.

A estrada terá sido então ordenada por K’awiil Ajaw com o intuito de se expandir territorialmente como resposta à ameaça do império de Chichén Itzá. A ocupação de Yaxuná teria aqui um importante papel no combate aos crescentes rivais.

“Foi construída pouco antes de 700, no final do período clássico, quando Cobá estava a fazer um grande esforço para se expandir”, explica Traci Ardren, a arqueóloga coautora do estudo. “Com ascensão de Chichén Itzá, era preciso uma fortaleza no centro da península. A estrada era um dos últimos esforços de Cobá para manter o seu poder”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …