O segredo das “nadadoras mais eficientes do mundo” foi finalmente descoberto

As medusas são “as nadadoras mais eficientes do mundo” e cientistas norte-americanos descobriram, finalmente, o segredo. 

Uma equipa de investigadores da Universidade do Sul da Flórida, em Tampa, descobriu que, à medida que as medusas apertam os corpos para nadar, criam dois pares de vórtices: um par na borda do sino, que move a água para longe do corpo do animal, e outro par que flui na direção oposta, empurrando a água em direção aos tentáculos.

A água colide nos tentáculos da medusa, criando uma bolsa de alta pressão que forma uma espécie de “parede de água“, que permite que ocorra o “efeito solo”. De acordo com o New Scientist, este “vórtice de paragem” permite que o animal recapture a energia e se mova 30% mais longe.

O “efeito solo” é um termo muito usado na aviação: durante a descolagem, o ar entre o avião e o solo comprime, aumentando a pressão e o desempenho. Em laboratório, as experiências levadas a cabo pela equipa mostraram que as medusas usam os anéis de vórtice para desempenhar o mesmo papel do solo no caso dos aviões.

Os anéis de vórtice resistem uns aos outros, criando uma “parede” que aumenta o desempenho da medusa. O artigo científico com as descobertas foi publicado no dia 6 de janeiro na Proceedings of the Royal Society B.

“O facto de estes animais terem descoberto como obter um ‘efeito solo’ em águas abertas, longe de quaisquer superfícies sólidas, tem o potencial de abrir uma gama de novas possibilidades para veículos projetados para tirar vantagem deste fenómeno”, disse o investigador Brad Gemmell.

Esta descoberta pode ser muito útil no desenvolvimento de veículos mais eficientes, nomeadamente submarinos capazes de se mover mais rapidamente em águas abertas.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …