Os empreendedores têm um papel fundamental a desempenhar na realização da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Este plano de ação, que foi adotado por todos os países membros da ONU, foi criado para enfrentar os “desafios sociais, económicos e ambientais mais prementes” de hoje.
Embora os governos desempenhem um papel central no cumprimento destes objetivos, organizações sem fins lucrativos e empresas podem acelerar este progresso através da inovação. É aí que os empreendedores – qualquer pessoa que inicia ou possui um negócio – entram em cena.
Uma pesquisa recente sobre como a inteligência emocional no nível social afeta o empreendedorismo pode ajudar as nações a conseguir isso.
Sobre o estudo
Usando dados de atividade empreendedora do Global Entrepreneurship Monitor em 24 países, o estudo descobriu que o empreendedorismo floresce quando os indivíduos na sociedade possuem níveis mais altos de bem-estar, adaptabilidade, autocontrole e sociabilidade.
Estas são características da inteligência emocional social – uma medida da inteligência emocional coletiva de uma determinada sociedade. A inteligência emocional refere-se à capacidade de um indivíduo reconhecer e entender as suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros, e usar esse conhecimento para tomar decisões.
No nível social, a inteligência emocional desempenha um papel vital na abordagem dos desafios presentes em diferentes estágios do processo empreendedor, como geração de ideias, planeamento do lançamento e crescimento de uma empresa.
No entanto, o grau em que cada característica da inteligência emocional impacta o empreendedorismo depende do tipo de empreendedorismo.
A pesquisa descobriu que três características da inteligência emocional social são mais propensas a promover o empreendedorismo comercial: bem-estar hedônico, adaptabilidade e autocontrole. O empreendedorismo comercial leva à inovação que contribui para o crescimento económico de um país por meio da geração de riqueza.
1. Bem-estar hedonístico
O bem-estar hedonístico é um dos dois tipos de bem-estar percebido. Refere-se à perceção de um indivíduo sobre a sua própria satisfação com a vida, felicidade, otimismo e autoestima.
O bem-estar hedonístico pode ajudar os indivíduos a enfrentar situações desafiadoras que surgem ao trabalhar como empreendedor, proporcionando-lhes uma sensação de controlo sobre a sua situação.
Indivíduos com altos níveis de bem-estar hedonístico são mais propensos a ter características associadas a empreendedores comerciais de sucesso.
2. Adaptabilidade
Indivíduos com altos níveis de adaptabilidade estão abertos a novas informações, dispostos a abrir mão de noções preconcebidas e capazes de se ajustar a situações novas ou desafiadoras.
A capacidade de adaptação de um indivíduo diante da adversidade diferencia-os como excecionais. Indivíduos que são muito bem-sucedidos geralmente possuem níveis mais altos de adaptabilidade.
No contexto do empreendedorismo comercial, ter um alto grau de adaptabilidade permite que os empreendedores naveguem na incerteza e se adaptem às mudanças no ambiente de negócios.
3. Autocontrolo
O autocontrolo é um processo mental que ajuda os indivíduos a alinhar os seus pensamentos e comportamentos com os seus objetivos, principalmente durante períodos de adversidade.
O autocontrolo é benéfico para os empreendedores comerciais, pois estimula-os a estarem atentos às estratégias necessárias para manter os seus objetivos alinhados com o ambiente de negócios em constante mudança.
Como o autocontrolo é valioso para a gestão de empresas comerciais, as sociedades que têm mais indivíduos com níveis mais altos de autocontrole têm maior probabilidade de facilitar o empreendedorismo comercial.
Fomentando o empreendedorismo social
A pesquisa descobriu que duas características da inteligência emocional social são mais propensas a promover o empreendedorismo social: bem-estar eudaimônico e sociabilidade. O empreendedorismo social, como mencionado anteriormente, leva à inovação que aborda questões sociais.
1. Bem-estar eudaimónico
O bem-estar eudaimónico refere-se à autonomia percebida de um indivíduo, autoaceitação, senso de propósito e capacidade de gerir o seu ambiente.
As características associadas ao bem-estar eudaimónico motivam os indivíduos a fazer maiores contribuições para o bem-estar dos outros com o empreendedorismo social.
Embora as características de bem-estar eudaimónico sejam essenciais para ambos os tipos de empreendedorismo, sociedades com níveis mais elevados de bem-estar eudaimônico tendem a promover um ambiente mais propício ao empreendedorismo social.
2. Sociabilidade
A American Psychological Association define sociabilidade como a tendência de “procurar companhia, envolver-se em relações interpessoais e participar em atividades sociais”.
A sociabilidade tem três facetas: consciência social, gestão emocional e assertividade. Ela desempenha um papel mais significativo no empreendedorismo social, portanto, sociedades com uma quantidade maior de indivíduos com essa característica são mais propensas a facilitar o empreendedorismo social.
ZAP // The Conversation