/

SEF deteve três crianças brasileiras no aeroporto de Lisboa durante mais de 7 dias

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve no Centro de Instalação Temporária (CIT) do aeroporto de Lisboa uma família com três crianças durante um período superior a sete dias.

Esta é uma medida que viola a lei que determina que os menores de 16 anos não podem ficar naquelas instalações mais de sete dias e a Convenção dos Direitos da Criança, que diz que nenhuma criança deve ser detida por causa do estatuto legal dos pais, de acordo com o Público.

O episódio aconteceu recentemente, quando uma mulher brasileira aterrou em Lisboa acompanhada dos três filhos com o objetivo de se juntar ao marido, que já trabalha em Portugal. Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em Portugal caso permaneçam no país no máximo 90 dias — embora precisem de apresentar outros documentos e garantias. Caso se desloquem para trabalhar e viver, já necessitam de visto.

A mulher foi impedida de entrar em território português e encaminhada para o CIT com os três filhos. Durante vários dias, ficou lá com os menores, sem poder receber visitas nem ter comunicação com o exterior.

As crianças não tiveram acesso a zonas onde pudessem brincar, passando os dias sempre na companhia dos adultos que ali se encontravam detidos. A situação foi relatada ao jornal por uma outra pessoa que esteve detida ao mesmo tempo que a família brasileira.

O Ministério da Administração Interna admitiu que a família esteve detida durante um período superior àquele que é determinado por um despacho daquele ministério, datado de julho de 2018, embora não tenha comunicado qual foi o tempo total da detenção.

O gabinete de Eduardo Cabrita pediu ao SEF esclarecimentos sobre o “alegado incumprimento do despacho da tutela”. Ao mesmo tempo, o MAI pediu à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito sobre o assunto.

Já em julho do ano passado se havia denunciado a detenção de menores nas instalações do SEF no aeroporto. As autoridades portuguesas têm sistematicamente violado as normas que protegem as crianças, detendo por longos períodos de tempo famílias com menores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.