Ex-secretária do campo de concentração nazi é detida após fugir do julgamento

Uma alemã de 96 anos, que enfrenta acusações por ajudar e incitar o assassinato de milhares de prisioneiros de campos de concentração nazis foi detida pelas autoridades após fugir da casa de repouso, na quinta-feira, quando o seu julgamento estava prestes a começar.

Irmgard Furchner, que foi secretária no campo de concentração de Stutthof quando tinha 18 anos, não compareceu no tribunal, embora tenha deixado a casa de repouso em Quickborn, Pinneberg, de táxi. Posteriormente, foi emitido um mandado de prisão, noticiou esta quinta-feira o Independent. Algumas horas depois foi detida.

Furchner já havia “anunciado que não queria comparecer” no tribunal, no entanto, devido à sua idade e condição, não se esperava que “evitasse ativamente o julgamento”, disse o oficial do tribunal Frederike Milhoffer. A acusação foi remarcada até 19 de outubro.

A mulher é acusada de auxiliar no assassinato em 11.387 pessoas e cumplicidade em sete casos de tentativa de homicídio. Está a ser julgada por um tribunal de menores porque tinha 18 anos quando começou a trabalhar no campo.

Em 2011, John Demjanjuk, ex-guarda do campo de Sobibor, foi condenado por ajudar e encorajar o assassinato de 28.000 pessoas. No início de 2021, um homem de 100 anos foi acusado de cumplicidade no assassinato de 3.518 pessoas, enquanto era guarda do campo de Sachsenhausen.

Furchner insistiu que não tinha conhecimento de execuções no campo ou sobre o assassinato sistemático de judeus, polacos e prisioneiros de guerra soviéticos, embora a media alemã tenha revelado que o crematório do campo podia ser visto a partir do seu escritório. Mais de 65.000 prisioneiros foram mortos em Stutthof.

“Eu era a estenógrafa do comandante Hoppe e dos seus assistentes, mas fiz a maior parte do meu trabalho para Hoppe”, testemunhou Furchner em 1954, num julgamento contra os líderes do campo, acrescentando que nada sabia sobre os assassinatos no campo.

O promotor Maxi Wantzen disse que Hoppe foi responsável por cumprir as ordens de execução no campo, compilando listas de deportação para Auschwitz-Birkenau e ordenando o assassinato em massa por meio de gás venenoso em Stutthof.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.