Seca trouxe de novo à luz o “Stonehenge espanhol”. Tem 5000 anos e passou meio século submerso

Um monumento megalítico datado de há 4.000 a 5.000 anos e conhecido como “o Stonehenge espanhol” reapareceu na Estremadura depois de passar meio século submerso no fundo de umq albufeira, avançou a imprensa local.

De acordo com a RTVE, o dólmen de Guadalperal, formado por 140 pedras e localizado em Peraleda de la Mata, na Estremadura, foi descoberto pelo padre e arqueólogo alemão Hugo Obermaier em 1925. Anos depois, em 1963, o monumento foi submerso devido à construção da albufeira de Valdecañas, cuja construção foi ordenada pelo ditador Francisco Franco (1892-1975).

Agora, a seca que se faz sentir na região permitiu voltar a ver o monumento na sua totalidade. No passado, a construção foi batizada como “o tesouro de Guadalperal“, sendo também rotulado como “o Stonehenge espanhol”.

A associação Raices de Peraleda alertou as autoridades competentes para a necessidade de resgatar a construção milenar que, apesar de estar bem preservada, “já mostra sinais claros de deterioração”, pode ler-se numa petição disponível no portal Change.org.

“Pode ser que na próxima vez que seja possível fazer o resgate seja tarde demais, uma vez que o granito está a tornar-se poroso e, em alguns casos, está a rachar”.

O monumento é composto por uma câmara oval de cinco metros de diâmetro e um hall de acesso de 21 metros, estando no seu final esculpida uma serpente e várias xícaras.

Acredita-se que o local tenha servidos para várias fins, tendo sido utilizado como um tempo solar, bem como um local de sepultamento coletivo, explicou a presidente da associação, Ángel Castaño, em declarações à TVE.

Castaño revelou ainda que, depois de analisar os dados recolhidos por Obermaier, acredita que um dos menires do dólmen esconde um possível mapa milenar do rio Tejo ao passar pela zona. A confirmar-se o achado, este “seria um dos mapas mais antigos do mundo”, afirmou a especialista, citada pelo jornal El Español.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ZAP, em noticias como esta sugiro a utilização de albufeira em vez de reservatório por ser terminologia hidráulica mais adequada por cá.

RESPONDER

FC Porto 2-0 Sporting CP | "Dragão" conquista 29.º título de campeão

O FC Porto é o novo campeão nacional de futebol, época 2019/20. Os “dragões” conquistaram o seu 29º título num jogo em que precisavam apenas do empate, mas fizeram mais do que isso e venceram …

Personalidades brasileiras, como o músico Chico Buarque, pedem destituição de Bolsonaro

Um grupo de artistas e intelectuais brasileiros pediu na terça-feira a destituição do Presidente, Jair Bolsonaro, num documento que vai ser entregue à Câmara dos Deputados do país por parlamentares da oposição. Entre as personalidades que …

Prestigiada universidade britânica envolvida em escândalo sexual

Uma das universidades mais antigas do mundo está envolvida num escândalo sexual, com dezenas de pessoas a alegarem ter sido abusadas no seu campus por membros de uma fraternidade. De acordo com a CNN, as denúncias …

Há uma forma barata e eficiente de encontrar coalas. Envolve tecnologia e a Austrália é pioneira

A Austrália lidera o uso inovador de tecnologias emergentes, como drones, para ajudar a encontrar coalas e outros animais selvagens de difícil deteção. Na Austrália, os incêndios florestais catastróficos do verão passado queimaram cerca de um …

O mais longo cabo de eletricidade do mundo vai "nascer" entre o Reino Unido e a Dinamarca

Já arrancaram as obras para a construção do maior cabo de eletricidade conector do mundo, que permitirá que energia limpa seja transportada entre o Reino Unido e a Dinamarca, avança o jornal britânico The Independent, …

Descobertas ruínas de antigo palácio asteca e de casa do conquistador espanhol Cortés

Foram descobertas ruínas de um antigo palácio asteca e da primeira casa do conquistador espanhol Hernan Cortés debaixo de um emblemático edifício da Cidade do México. Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de um antigo palácio …

De Bolsonaro a Ventura, Parler é a rede social que está a atrair a direita

Apesar de não ser nova, esta rede social começou a ganhar popularidade nos últimos tempos, nomeadamente entre vários políticos de direita, por apostar na "liberdade de expressão". Chama-se Parler, foi criada em agosto de 2018, mas …

Pandemia leva famílias sírias a casar filhas menores de idade a troco de dinheiro

Face às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, várias famílias sírias estão a casar as suas filhas menores de idade com homens turcos. A denúncia foi feita por ativistas da ECPAT, uma rede de organizações …

Politécnico de Bragança ameaça retirar apoios a estudantes que desrespeitem regras sanitárias

Esta terça-feira, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança avisou os estudantes que está a pensar cortar apoios sociais àqueles que desrespeitarem as regras sanitárias. O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, avisou …

Banksy faz rara aparição pública no metro de Londres (e alerta para o uso de máscara)

O artista britânico Banksy fez vários desenhos numa carruagem do metro de Londres para cosnciencializar para o uso de máscara, que é obrigatório nos transportes públicos da capital do Reino Unido devido à pandemia de …