Seattle vai multar quem desperdiçar comida

jbloom / Flickr

-

A cidade de Seattle, no noroeste dos Estados Unidos, criou uma lei para multar os moradores e estabelecimentos comerciais que desperdicem comida.

Segundo as novas regras, os proprietários de casas particulares serão multadas em 1 dólar (cerca de 0.8€) se as suas latas de lixo contiverem mais de 10% de restos de comida, enquanto que os estabelecimentos comerciais e prédios residenciais pagarão 40 dólares (39€).

A cidade já recicla 56% do seu lixo, mas quer aumentar a taxa para 60% até 2015.

Seattle, no Estado americano de Washington, é a segunda cidade americana, depois de São Francisco, a tornar obrigatória a compostagem como forma de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A compostagem é o processo de decomposição do lixo em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura.

Quase 40% da comida nos Estados Unidos é desperdiçada, segundo um relatório do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais.

A cidade vai começar a emitir avisos a partir de 1 de janeiro de 2015 e a multar clientes após 1 de julho, prevê a lei, que foi aprovada por unanimidade esta segunda-feira.

Segundo as novas determinações, conta a BBC, quando os lixeiros de Seattle encontrarem excesso de restos de comida num caixote de lixo, vão contabilizá-lo num sistema informático e a multa será acrescentada à conta de lixo, que todos têm de pagar.

Os prédios residenciais e estabelecimentos comerciais também serão obrigados a limitar a quantidade de comida desperdiçada, mas vão receber dois avisos antes de ser multados, segundo o The Seattle Times.

As autoridades locais não esperam que o programa vá aumentar a receita fiscal da cidade, afirmou ao jornal Tim Croll, diretor de resíduos sólidos da Seattle Public Utilities.

Croll acrescentou que a cidade recolheu menos de 2 mil dólares durante os nove anos de vigência de um programa semelhante, que proibia as pessoas de deitar ao lixo objectos recicláveis.

“O objectivo aqui não é aumentar a receita”, diz Croll, “o mais importante é lembrar as pessoas a separar o seu próprio lixo”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …